Capacitores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (347 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CAPACITORES
Capacitor ou Condensador é um componente capaz de armazenar cargas elétricas em suas armaduras. As armaduras estão muito próximas umas das outras, separadas por um isolante, chamadodielétrico.

Simbologias

Todo Capacitor tem uma capacitância, que determina sua capacidade de armazenar cargas. A capacitância é medida em Farads (F) e um capacitor de 1F consegue armazenar 6,25x10¹8elétrons por Volt.

ASSOCIAÇÃO DE CAPACITORES SÉRIE PARALELA

ou

Ou seja, as fórmulas são opostas às do Resistor.

CAPACITOR EM DC Em DC, só há corrente até o capacitor se carregar. Quandoele se carrega, sua tensão se iguala à da fonte e sua corrente é igual a zero. Observe os gráficos mostrando a relação entre V e I ao longo do tempo:

APLICAÇÕES DO CAPACITOR EM DC: - FILTRO: Atenuaquedas de tensão em circuitos; -TEMPORIZAÇÃO (OSCILADORES): Circuitos que dependem de tempo para funcionar.

CAPACITOR EM AC Em AC, a fonte muda constantemente de polaridade, fazendo com que ocapacitor sempre esteja carregando e descarregando. Assim, em AC sempre haverá corrente no Capacitor, de modo que ele funciona como uma resistência (que chamamos de Reatância, porque Capacitor não éResistor). Em resumo, em AC o capacitor: - Funciona como um Resistor, mas com outro nome: Reatância; - Adianta a corrente em 90º da tensão;

Em AC, a Corrente está 90º adiantada da tensão no Capacitor.Chamamos de Resistência do Capacitor em AC de reatância e não de resistência. Isso, por três motivos básicos: Primeiro, porque a reatância depende da freqüência do sinal, ao contrário da resistência,que não muda, independente da freqüência; Segundo, o capacitor defasa tensão e corrente, enquanto o resistor não defasa; Terceiro, o capacitor funciona de maneira diferente em AC e DC. APLICAÇÕES DOCAPACITOR EM AC - Impulsionar motores trifásicos; - Limitar a corrente de circuitos AC; - Fornecer queda de tensão em circuitos AC; - Barrar a parte DC de um sinal (permite a passagem apenas do...
tracking img