Capacidades motoras (treinamento desportivo)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (394 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Capacidades motoras
As capacidades motoras são componentes do rendimento físico, são elas que nós utilizamos para realizar os mais diversos movimentos durante a nossa vida. São em um total de cinco:Resistência, Força, Flexibilidade, Agilidade e Velocidade. (MARQUES & OLIVEIRA, 2001).
Resistência: É a capacidade de suportar e recuperar-se da fadiga, ou seja, a capacidade de manter o esforçofísico em um maior espaço de tempo. (FERNANDES FILHO et. al., 2007; GALLAHUE & OZMON, 2005).
Força: É a capacidade de vencer uma determinada resistência através de uma contração muscular. Através dela éque conseguimos levantar, saltar, etc. (DANTAS, 2003; FERNANDES FILHO et. al., 2007; GALLAHUE & OZMON, 2005).
Velocidade: É a capacidade de realizar as ações vigorosas em um curto espaço de tempo.Essa capacidade só é utilizada, em geral, em atividades intervaladas, onde sempre há um intervalo entre cada ação. (DANTAS, 2003).
Flexibilidade: É a capacidade de realizar os movimentos articularesna maior amplitude possível sem que ocorram danos as articulações. Ela é específica para cada exercício, um exemplo são os movimentos das danças. DANTAS, 2003; FERNANDES FILHO et. al., 2007).Agilidade: É a capacidade de mudar de direção rapidamente. Ela é dependente da velocidade e da força. É muito utilizada nos esportes coletivos e nas brincadeiras de “pira” onde as crianças têm de fugir dopegador (DANTAS, 2003; FERNANDES FILHO et. al., 2007; GALLAHUE & OZMON, 2005).




Técnicas
O remate é um gesto técnico de grande complexidade motora que necessita de estar bem ajustado àsvariáveis do jogo, devendo realizar-se no local e momento adequados, além de exigir um nível elevado de força explosiva (Alcalde 1991, citado por Soares, 1995). Deve por isso mesmo ser encarado como umsistema aberto e esta noção deve emergir nos seus diferentes estudos, sabendo-se à priori que "no futebol não é possível estandardizar as ações dos jogadores e muito menos a sua sequência" (Garganta,...
tracking img