Capacidade e layout

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2041 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CAPACIDADE

INTRODUÇÃO

Conceitua-se capacidade de uma unidade produtiva como a quantidade máxima de produtos ou serviços que essa unidade pode produzir em um dado intervalo de tempo. A capacidade produtiva depende de diversos fatores, entre os quais o porte das instalações, a composição dos produtos e/ou serviços, o projeto do processo, fatores operacionais como as diferenças nas capacidadesdos equipamentos e fatores humanos, particularmente a experiência, a habilidade e a motivação dos funcionários.

Entre as principais razões para a importância das decisões sobre capacidade, contam-se:
a) São decisões cujo efeito se prolonga pelo longo prazo.
b) São decisões que tem grande impacto sobre a habilidade da empresa em atender à demanda futura.
c) Modificações drásticas nacapacidade são difíceis de conseguir a curto e médio prazo, além de incorrer em altos custos.
d) A capacidade tem relação estreita com os custos operacionais, que se elevam à medida que a capacidade se distancia da demanda (para maior ou menor).

A capacidade pode ser medida de duas formas:

1- Por meio da produção;
Nesse caso, as unidades de medida devem ser comuns ao tipo de produtoproduzido. Esse tipo de medida é utilizada quando existe um só produto ou produtos semelhantes. Exemplo: Fabricação de televisões e rádios – dada empresa fabrica 1000 produtos divididos em 700 televisões e 300 rádios.

2- Por meio de insumos.
Medida utilizada no caso de se possuir vários produtos. Utiliza-se a quantidade de insumos utilizados para a produção dos bens ou prestações deserviços, para expressar a capacidade. Exemplo: Em um restaurante, mede-se a capacidade pela quantidade de refeições/dia, conforme os insumos utilizados.

RESTRIÇÕES DE CAPACIDADE

Muitas organizações operam abaixo de sua capacidade máxima de processamento, seja porque a demanda é insuficiente para preencher completamente sua capacidade, seja por uma política deliberada, de forma que a operação possaresponder rapidamente a cada novo pedido.
Outras organizações encontram-se com algumas partes de sua operação funcionando abaixo de sua capacidade, enquanto outras partes estão em capacidade máxima.
As partes que estão trabalhando em sua capacidade “máxima” é que são as restrições da capacidade de toda a operação.
Dependendo da demanda, o uso de diferentes partes de uma operação pode atingirsua capacidade máxima e atuar como uma restrição para toda a operação. Um exemplo disso é um supermercado varejista que pode oferecer um serviço de embalagens de presente que em épocas normais pode atender a toda a demanda por serviços, sem atrasar os clientes indevidamente. No Natal, entretanto, a demanda por embalagens de presente pode aumentar proporcionalmente muito mais do que o aumento geraldos clientes da loja. Portanto, se não forem providenciados recursos extraordinários para aumentar a capacidade dessa operação, ela poderia restringir a capacidade de toda a loja.

PLANEJAMENTO E CONTROLE DA CAPACIDADE

O planejamento de controle da capacidade consiste em determinar a capacidade efetiva da operação produtiva, de forma que ela possa responder à demanda. Isso normalmentesignifica decidir como a operação deve reagir a flutuações da demanda.
Primeiramente examinam-se as mudanças de longo prazo da demanda e estratégias alternativas de capacidade para lidar com essas mudanças. Tendo definido a capacidade de longo prazo, os gerentes de produção devem decidir como adaptar a capacidade da operação no médio prazo. Na prática, entretanto, poucas previsões são exatas, e amaioria das operações também precisa responder a mudanças na demanda que ocorrem em um período de tempo menor. Dessa forma, deve-se fazer ajustes de capacidade de curto prazo que lhes permitam flexibilizar o volume produzido por um curto período, seja com base em previsões (por exemplo, os caixas de bancos sempre estão ocupados na hora do almoço) ou sem aviso (por exemplo, em um dia quente e...
tracking img