CAPACIDADE FIFICA

462 palavras 2 páginas
CAPACIDADES FISICAS

Agilidade > a capacidade de executar movimentos rápidos e ligeiros com mudanças nas direções, que as pessoas necessitam para ter uma boa forma física. Ela é fundamental na prática de esportes e na vida de todos os dias. Juntamente com a força e a resistência, a agilidade é uma modalidade necessária em práticas esportivas como no futebol, no caso dos dribles, ou das acrobacias, no caso das lutas como o boxe tailandês e a ginástica artística. A agilidade é a capacidade física de deslocar o corpo no espaço o mais rápido que seja possível mudando o centro da gravidade sem perder sequer o equilíbrio nem a coordenação. A agilidade aparece nos esportes como: basquete, boxe, vôlei, etc. e nas atividades recreativas: pega-pega, queimada e rouba bandeira.A agilidade física é fundamental na prática de Esportes.uma pessoa, um corpo, ou uma máquina que possui agilidade ,significa ter alta capacidade de realizar movimentos rápidos e precisos. (Tubino e Moreira)

Flexibilidade > a capacidade dos tecidos corporais esticarem sem danos ou lesões e com ampla movimentação numa articulação ou grupos de articulações, ou então, como a capacidade de uma articulação mover-se com facilidade em sua amplitude de movimento. Embora exista vasta literatura científica sobre o assunto, ainda não há consenso quanto a definição precisa da flexibilidade e outras definições podem ser encontradas.(Hollman e Hettinger)

Equilíbrio > está relacionado ao órgão sensorial da audição. No interior do nosso ouvido há células e canais que são responsáveis pelo nosso equilíbrio.
O aparelho vestibular ou labirinto é formado pelo utrículo, sáculo e canais semicirculares; em seu interior há células sensoriais denominadas de esterocílios, que são responsáveis por enviar ao cérebro informações sobre a posição do corpo.
No interior do utrículo e do sáculo há uma substância gelatinosa com otólitos ou estatocônios que “informam” os esterocílios quando o corpo se movimenta. Em cima do

Relacionados

  • questionamentos do prof de educação fisica
    433 palavras | 2 páginas
  • Biofísica Renal
    5159 palavras | 21 páginas
  • AVALIAÇÃO DOS EFEITOS DE DUAS METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO ESPORTIVA EM DISTINTOS NÍVEIS DE MATURAÇÃO BIOLÓGICA SOBRE AS QUALIDADES FÍSICAS DE MENINOS DE 10 a 13 ANOS.
    12730 palavras | 51 páginas