Capacidade De Reten O De Gua A Import Ncia Da Cal No Desempenho Das Argamassas

264 palavras 2 páginas
Capacidade de retenção de água – A importância da cal no desempenho das argamassas. O processo de formação de cal se dá através do calcário (CaCO3), sendo ele, extraído, selecionado e moído. Após isso, o CaCO3 é submetido a elevadas temperaturas dentro de fornos industriais, esse processo é chamado calcinação, tendo como resultado o CaO (óxido de cálcio ou cal).
Para a produção de cal hidratada, que é utilizada na construção civil, é preciso que aconteça uma reação entre a cal virgem e a água (H2O).
A cal é um aglomerante aéreo, ou seja, tem seu endurecimento na argamassa a partir da reação com o dióxido de carbono (CO2) presente na atmosfera. Sendo assim, a cal é empregada em argamassas de assentamento ou em revestimento de componentes ou elementos expostos ao ar, ou seja, não submersos ou enterrados.
Uma das funções da cal na argamassa é dar à mesma plasticidade, conferindo mais trabalhabilidade à argamassa. Contudo, existe na cal outra função muito importante na argamassa que é de retenção de água, evitando assim perda excessiva da água de amassadura da argamassa, por sucção, para os blocos ou tijolos. Está propriedade é importante também para prolongar o estado plástico da argamassa fresca, aumentando a produtividade da mão de obra.
Portanto, identificamos na cal uma grande importância no desempenho das argamassas, conferindo às mesmas maior poder de retenção de água à argamassa, evitando destacamentos entre a argamassa de assentamento e os componentes da alvenaria e minimizando a retração na secagem, tanto das argamassas de assentamento quanto das de revestimento

Aluno: José Rycardo de Lira Freire
Turma: SJ

Relacionados