Capability maturity model for software

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1881 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Capability Maturity Model for Software

Introdução
Após décadas de incontáveis promessas sobre como aumentar à produtividade e qualidade de software, através de novas metodologias e tecnologias, as organizações chegaram à conclusão que o problema fundamental é a inabilidade para gerenciar processos de desenvolvimento de software. Em muitas organizações os projetos não cumprem os prazosplanejados e os custos ficam acima do budget, afetando os benefícios que o projeto traria para a organização. Uma resposta para esse ambiente caótico foi o desenvolvimento de um modelo de maturidade para software, o CMM.
O CMM – Capability Maturity Model para software é um conjunto de processos desenvolvido pela SEI – Software Engineering Institute (www.sei.cmu.edu) em 1986 para melhorar odesenvolvimento de aplicações em organizações que trabalham com tecnologias de software. O processo é divido em 5 níveis de desenvolvimento: Inicial, repetível, definido, gerenciado com métricas e otimizado.
Esses cinco níveis de maturidade provêem uma escala mensurável de maturidade, como também a capacidade de execução, de uma organização que usa tecnologias de software. Esses níveis também ajudam a definira prioridade dos esforços de uma organização de software. Cada vez mais as organizações dependem de regras formais do que indivíduos que executam projetos sem planejamento. Para tornar os projetos competitivos, dentro do budget e prazo planejados, as organizações devem desenvolver softwares dentro de ambientes "maduros".
Em uma organização madura, os gerentes monitoram a qualidade dos produtosde software e os processos que são utilizados para produzi-los. O objetivo é baseado em métricas julgar a qualidade dos produtos e analisar os problemas dos produtos e processos. O cronograma de desenvolvimento e o budget devem estar baseados em dados históricos para serem mais realísticos; os custos, funcionalidade e qualidade dos produtos são normalmente arquivados. Em geral, a disciplina de umprocesso é consistentemente seguida por que todos os participantes entendem o valor do que eles estão fazendo, e a necessidade da infra-estrutura para suportar esses processos.
Conceitos fundamentais sobre Processos de Maturidade
Um processo de software pode ser definido como um conjunto de atividades, métodos, práticas e mudanças que as pessoas devem usar para desenvolver e manter os produtos desoftware. Por exemplo, planejamento, documentos sobre o desenho do software, códigos, resultado de testes e manuais de usuários. Os processos de software mostram a quanto uma organização é madura para desenvolver e manter os produtos de software.
Existem três tipos de análise sobre os processos de software:
Capacidade. Essa análise descreve a gama de resultados que podem ser atingidos com ouso dos processos de software.
Desempenho. Analisa o atual estágio dos processos de software e os resultados obtidos pelo seu uso.
Maturidade. Analisa até que ponto um processo específico está definido, gerenciado, mensurado, controlado e é efetivo. Maturidade implica ter potencial para um crescimento consistente aplicando os processos de software em projetos da organização.
Uma organização ganhamaturidade se institucionaliza os processos de software através de políticas, padrões e estrutura organizacional.
Características dos Níveis de Maturidade
Os processos dever ser continuamente aperfeiçoados através de pequenas melhorias, ao invés de inovações revolucionárias. O CMM provê uma estrutura – framework – para organizar os passos de melhorias dentro de cinco níveis de maturidade emprocessos de software de uma organização. Esses cinco níveis de maturidade definem uma escala para medir o estágio de maturidade de uma organização.

Figura 1. Os cinco níveis do CMM para software.
A Figura 1 apresenta os cinco níveis de maturidade de uma organização que utiliza processos de software.
Nível 1 – Inicial
Esse o nível base, as aplicações são desenvolvidas com métodos e práticas...
tracking img