Capa cesufoz

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1370 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMARIO

IDENTIFICAÇAO DA ESCOLA 04
JUSTIFICATIVA 05
OBJETIVO GERAL 06
FUNDAMENTAÇAO TEORICA 07
CRONOGRAM09
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICA 15




















IDENTIFICAÇAO DA ESCOLA

.. EstruturaFísica:
.Estado Geral de Conservação os prédios se encontram em ótimo Estado de conservação, onde há bastante zelo por parte da Comunidade escolar.
. Horário de atendimento: das07h30min as 11h55min, e das 13h30min
As 17h55min para os alunose,das 07h 00min as 18h30min ao
Publico em geral
. Faixa etária :Educação Infantil e Ensino Fundamental
no período matutino e vespertino.




JUSTIFICATIVA
O pedido dos pais para a direção foi que fosse mais trabalhado as brincadeira lúdicas justificando pela incidência de episódios competitivos entre as turmas. Talproposta foi acatada e apoiada com um respaldo da literatura e das vivencias.
Kurster (1987) aposta na função compensadora, e vemos a necessidade nas vidas dos alunos, em que tantas cobranças serão feitas. Contudo foi adotada a ideia do desenvolver através do brincar (lúdico)
O pedido dos professores foi acatado,claro,que com um bom planejamento e metodologia.


















.Objetivo Geral
Propiciar que o aluno vivencie experiências e atividades que auxiliem no desenvolvimento de sua motricidade de forma lúdica
l.























FUNDAMENTAÇÃO TEORICA
O lúdico tem sua origem na palavra latina "ludus" que quer dizer "jogo".Se se achasse confinado a sua origem, o termo lúdico estaria se referindo apenas ao jogar, ao brincar, aomovimento espontâneo.

A por ser espontâneo funcional e satisfatório.

Sendo funcional: ele não deve ser confundido com o mero repetitivo, com a monotonia do comportamento cíclico, aparentemente sem alvo ou objetivo. Nem desperdiça movimento: ele visa produzir o máximo, com o mínimo de dispêndio de energia.

Segundo Luckesi são aquelas atividades que propiciam uma experiência de plenitude, emque nos envolvemos por inteiro, estando flexíveis e saudáveis. Para Santin, são ações vividas e sentidas, não definíveis por palavras, mas compreendidas pela fruição, povoadas pela fantasia, pela imaginação e pelos sonhos que se articulam como teias urdidas com materiais simbólicos. Assim elas, momentos de autoconhecimento e conhecimento do outro, de cuidar de si e olhar para o outro, momentos devida.

Uma aula com características lúdicas não precisa ter jogos ou brinquedos. O que traz ludicidade para a sala de aula é muito mais uma "atitude" lúdica do educador e dos educandos. Assumir essapostura implica sensibilidade, envolvimento, uma mudança interna, e não apenas externa, implica não somente uma mudança cognitiva, mas, principalmente, uma mudança afetiva. A ludicidade exige umapredisposição interna, o que não se adquire apenas com a aquisição de conceitos, de conhecimentos, embora estes sejam muito importantes. Uma fundamentação teórica consistente dá o suporte necessário ao professor para o entendimento dos porquês de seu trabalho. Trata-se de ir um pouco mais longe ou, talvez melhor dizendo, um pouco mais fundo. Trata-se de formar novas atitudes, daí a necessidade deque os professores estejam envolvidos com o processo de formação de seus educandos. Isso não é tão fácil, pois, implica romper com um modelo, com um padrão já instituído, já internalizado. A escola tradicional, centrada na transmissão de conteúdos, não comporta um modelo lúdico. Por isso é tão frequente ouvirmos falas que apoiam e enaltecem a importância do lúdico estar presente na sala de aula, e...
tracking img