cap2morente

4867 palavras 20 páginas
cap. 2 – O método da Filosofia – Fundamentos de Filosofia de Manuel Morente Manuel Garcia Morente22/12/2006Biblioteca, Ensino, Textos Introdutórios
Fundamentos de Filosofia de Manuel Garcia Morente
Lições Preliminares
Lição II
O MÉTODO DA FILOSOFIA
10. PRÉVIA DISPOSIÇÃO DE ÂNIMO: ADMIRAÇÃO, RIGOR. — 11. SÓCRATES: & MAIÈUTICA. — 12. PLATÃO: A DIALÉTICA; O MITO DA REMINISCÊNCIA. — 13. ARISTÓTELES: A LÓGICA. — 14. IDADE MÉDIA: A DISPUTA. — 15. O MÉTODO DE DESCARTES. – 18. TRANSCENDÊNCIA E IMANÊNCIA. – 17. A INTUIÇÃO INTELECTUAL.
10. Prévia disposição de ânimo: admiração, rigor.
Acontece com o método algo muito semelhante ao que nos aconteceu com o conceito ou definição da filosofia.
O método da filosofia, com efeito, pode definir-se, descrever-se; mas a definição que dele se der, a descrição que dele se fizer, será sempre externa, será sempre formularia; não terá conteúdo vivo, não estará cheia de vivência, se nós mesmos não praticamos esse método.
Pelo contrário, essa mesma definição, essa mesma descrição dos métodos filosóficos adquire uma feição, um aspecto real, profundo, vi-vente, quando de verdade já nos familiarizamos com ele.
Assim, ter de descrever o método filosófico antes de ter feito filosofia é uma empresa possível, tanto que vamos tentá-la; mas ó muito menos útil que as reflexões sobre o método que pudermos fazer mais tarde, quando já nossa experiência vital estiver cumulada de intuições filosóficas, quando nós mesmos tivermos exercitado lá repetidamente nosso espírito no preparo desse mel que a abelha humana destila e que chamamos filosofia.
De todas as maneiras, do mesmo modo que na lição anterior tentei uma descrição geral do território filosófico, vou tentar nesta também uma descrição dos principais métodos que se usam na filosofia, avisando, desde já, que somente mais adiante é que essas determinações conceituais, que hoje enumeramos, encontrarão a plenitude do seu verdadeiro sentido.
Para abordar a filosofia, para entrar no território da

Relacionados