cap17 Maximiano - resumo

1710 palavras 7 páginas
CAPÍTULO 17 – ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS.
Independente de qual seja a profissão, cedo ou tarde será necessário seu envolvimento com um projeto. Projetos são feitos para lidar com inovações e problemas que ocorrem em qualquer organização. São diferentes das atividades funcionais. Para a realização de um projeto são necessárias técnicas que abrangem todos os campos da administração.
Como administrador de empresas e projetos, você deve ser capaz de utilizar tais técnicas.
1. ATIVIDADES FUNCIONAIS
São atividades rotineiras que seguem e se repetem sempre do mesmo jeito, com algumas poucas mudanças ao longo do tempo, sem perspectiva de um fim. Elas abrangem tanto o trabalho burocrático quanto grande parte das operações comerciais e industriais. Entre elas temos: produção, serviços, vendas e finanças. As atividades funcionais são comuns em ambientes onde os produtos são fabricados e os serviços são prestados sempre da mesma forma, dia após dia.
2. PROJETOS
São tarefas especiais que escapam da rotina das atividades funcionais. Podem ser também empreendimentos que ocorrem com frequência, mas que resultam em um produto ou esforço diferente dos anteriores. São atividades que tem começo e fim organizados e que devem fornecer um produto final singular. Produto esse que é definido em função de um problema ou oportunidade. Caso ele não consiga ser fornecido, compromete dimensões importantes do desempenho esperado. Os produtos de um projeto podem ser físicos, idéias, serviços ou eventos.
2.1. PRODUTOS FÍSICOS
Tem como principal característica, serem tangíveis. São exemplos;
Reformar uma casa;
Desenvolver um novo motor para caminhões;

2.2. CONCEITOS
Produtos conceituais são intangíveis, como idéias, roteiro de flmes, organogramas e etc. Temos como exemplo:
Escrever um livro;
Preparar o roteiro de um programa de estudos.

2.3. EVENTOS
São produtos que consistem na realização de tarefas, serviços ou atividades. Exemplos:

Implantar sistemas, processos e modelos de organização;

Relacionados