Cap14 Capac E Filas QUEST ES PARA DISCUSS Ok 2 1

1590 palavras 7 páginas
Capitulo 14 – Capacidade Produtiva e Filas em Unidades da Rede de Operações.

1. Quais são as principais preocupações em termos de gestão de capacidade em um hospital?

Ela deve ter uma boa previsão de demanda para poder atender bem a todos como qualquer empresa. E claro que no caso de um hospital isso é critico, pois é um serviço básico de uma cidade. Ela deve acompanhar bem quais áreas têm maiores demanda, como por exemplo, cardiologia, trauma, etc. Para assim, poder investir numa nova capacidade nessas áreas, isso quer dizer, alocar bem os recursos para aumentar a capacidade em áreas que precisam mais. E assim prestar um melhor serviço a população.

2. Analise as vantagens e as desvantagens das decisões de se antecipar à demanda com incrementos de capacidade ou seguir a demanda com incrementos de capacidade.

Antecipando a demanda os investimentos são feitos antes e o retorno dos investimentos vem mais tarde, mas com a vantagem que os clientes estão sempre contentes, pois o produto sempre esta no mercado. Agora uma política de seguir a demanda a empresa sempre esta atrás e os clientes podem ir para a concorrência, pois não tem produto suficiente para suprir os clientes. A grande vantagem sobre o método de se adiantar a demanda é que não teremos despesas no caso em que à demanda comece a cair, já que estamos “correndo” atrás da demanda.

3. Por que às vezes se mede a capacidade produtiva de uma operação em termos de seus insumos e outras vezes de seus produtos? Como você definiria a capacidade produtiva de uma escola? E de uma empresa de consultoria?

Quando o processo de agregação de valor é repetitivo e de certa forma padronizada é preferível calcular a capacidade produtiva em termos de volume de produto, como por exemplo, em uma aciaria, toneladas de aço por dia. Já quando essas características não são mais identificadas, é melhor visualizar a capacidade produtiva em termos de insumos (recursos de entrada) com que consegue processar o cliente, como por

Relacionados