Cap10 Quimica A Ciencia Central Brown Leway E Bursten

24978 palavras 100 páginas
Capitulo

10

Gases

Nos ultimos capftulos, aprendemos sobre estruturas eletronicas dosMomos e a maneira como estes se combinam para formar moleculas e substanciasionicas. Entretanto, no dia-a-dia, m'io temos experiencia direta comas Momos. Em vez disso, encontramos materia como cole<;:6es de enormes numerosde Momos ou moleculas que constituem gases, liquidos e s6lidos.
Ofatode que a materia e, na realidade, de natureza atomica nao e realmente 6b\'io,Apesar de a concep<;:ao de Momos existir desde a Grecia antiga, levou urn grande perfodo para que 0 conceito ganhasse completa aceita<;:ao,mesmo entre £1sicos e quimicos. Entretanto, uma vez que a natureza atomica da materia e entendida, podemos facilmente compreender como Momos e moleculas dao origem as propriedadesque observamos nas materias em nivel macrosc6pico. Neste capitulo focalizaremosos gases; no Capitulo 11, abordaremos liquidos e s6lidos.
Emmuitos aspectos, os gases SaG a forma de materia mais facilmente enlendida.Ainda que diferentes gases possam ter diferentes propriedades quimicas,eles se comportam de maneira bastante similar no que concerne as propriedades £1sicas. Por exemplo, vivemos em uma atmosfera composta de certa mistura de gases que chamamos ar. Respiramos 0 ar para absorver oxigenio,Oz,que da suporte a vida humana. ar tambem contem nitrogenio, Nz, quetern muitas propriedades quiJ;nicas diferentes do oxigenio. A atmosfera, igualmente,con tern pequenas quantidades de outras substfmcias gasosas, no entantocomporta-se fisicamente como urn material gasoso. A relativa simplicidadedo estado gasoso propicia urn born ponto de partida a propor<;:ao que rrocuramosentender as propriedades da materia em termos de constitui<;:ao at6micae molecular.

°

10.1

Caracterfsticas dos gases.

Aoconsiderar as caracteristicas dos gases, nao existe lugar mais apropriadopara come<;:armos do que a pr6pria atmosfera da Terra, vital para toda a
\'idado planeta. Consideraremos a atmosfera de forma mais completa no

Relacionados