Cap1 kurose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1713 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 – Qual a diferença entre um hospedeiro e um sistema final? Cite os tipos de sistemas finais.
Um servidor Web é um sistema final?
R-Não há diferenças, o autor afirma que usualmente os computadores conectados à internet são Denominados sistemas finais (pag 7), porque estão na periferia da internet e que eles também são denominados hospedeiros (hosts) porque hospedam (executam) programas deaplicação tais como um browser (pag 8), um servidor web, etc.; Entre os sistemas finais estão os P C’s , estações de trabalho Unix, etc.

2 – A palavra protocolo é muito usada para descrever relações diplomáticas. Dê um exemplo de um protocolo diplomático.
R-Inicialmente vamos definir protocolo: segundo Tanenbaum um protocolo é um acordo entre as partes que se comunicam, estabelecendo como se daráa comunicação, ou seja, um conjunto de regras e convenções que definem o formato e a ordem das mensagens trocadas entre entidades comunicantes, bem como as ações realizadas na transmissão e/ou no recebimento de uma mensagem ou outro evento. Um exemplo de um protocolo diplomático seria o seguinte: suponha o embaixador do Brasil marcando um jantar com Obama, ele não pode simplesmente ligar paraObama e dizer que o jantar será tal dia a tal hora. Ao invés disso ele deve seguir o protocolo, ligar para a secretária de Obama para verificar se ele terá disponibilidade, caso ele possa atender, a que horas e qual seria a margem de atraso.Qualquer violação do protocolo dificultaria a comunicação.

3 – O que é um programa cliente? O que é um programa servidor? Um programa servidor requisita erecebe serviços de um programa cliente?
R- Um programa cliente é um programa que funciona em um sistema final que solicita e recebe serviço de um programa servidor que funciona em outro sistema final(pag 8). O programa que inicia a comunicação é o cliente, geralmente o cliente solicita e recebe serviços e dados do servidor

4 – Quais são os dois tipos de serviços de serviços de transporte que ainternet provê a suas aplicações? Cite algumas características de cada um desses serviços.Serviço não orientado a conexão e serviço orientado a conexão.
O serviço orientado a conexões se baseia no serviço telefônico. Para falar com alguém ,você tira o fone do gancho, disca o número, fala e, em seguida desliga. Da mesma forma, para utilizar um serviço de rede orientado à conexão,primeiro o usuário doserviço estabelece uma conexão, utiliza e depois libera. O aspecto essencial de uma conexão é que ela funciona como um tubo (Tanenbaum), uma aplicação pode confiar que a conexão entregará todos seus dados sem erro e na ordem correta. O serviço orientado a conexão da internet é o TCP (Kurose).Entre os serviços que o TCP provê estão transporte confiável, controle de fluxo e controle decongestionamento.O serviço não orientado à conexão se baseia no serviço postal, cada mensagem (carta)carrega o endereço de destino completo e cada uma delas é roteada (encaminhada) através do sistema independente de todas as outras (Tanenbaum), não há apresentação mútua, quando um lado quer enviar simplesmente envia, não provê controle de fluxo e nem controle de congestionamento, é denominado protocolo dedatagrama do usuário UDP.

5 – Afirma-se que o controle de fluxo e controle de congestionamento são equivalentes. Isso é válido para o serviço orientado para conexão da internet? Os objetivos de controle de fluxo e congestionamento são os mesmos? Controle de fluxo e controle de congestionamentos são atividades diferentes, o controle de fluxo trata de como impedir que um transmissor rápido envie umaquantidade excessiva de dados a um receptor mais lento (Tanenbaum). O controle de congestionamento se baseia na garantia de que a sub-rede é capaz de transportar o tráfego oferecido, por outrolado o controle de fluxo se baseia no tráfego ponto a ponto entre um determinado transmissor e um determinado receptor.

6 – Utilizando uma analogia com nossos atos faça uma breve descrição de como o...
tracking img