CAP. I TIBURCIO E KATSUMI – TEORIA DA CONTABILIDADE

1397 palavras 6 páginas
CAP. I TIBURCIO E KATSUMI – TEORIA DA CONTABILIDADE
Parte 1 – como os investidores influenciam a contabilidade
Explique a relação entre o custo de captação de recursos e o nível de transparência da informação contábil.
R: A transparência da informação contábil esta diretamente ligada aos investidores, que diante da analise das informações contábeis analisam e verificam o risco do seu investimento e caso a informação seja muito restrita pode inibir esse investidor. Sem investimento a empresa precisara captar recursos de outra forma, para uma eventual viabilização de um projeto ou pesquisa, como empréstimos bancários.
O mercado acionário reage a divulgação das demonstrações contábeis? Sim ou não, de que forma se dá essa reação?
R: Na verdade não com a divulgação das demonstrações contábeis, mas sim, com a interpretação e projeção dos resultados da empresa, isto é, as demonstrações possuem mais uma papel de confirmação de expectativas do que da modificação das crenças dos agentes econômicos, pois, elas representam seu desempenho passado e o mercado está mais interessado nas perspectivas futuras da empresa.
As despesas administrativas se tornam mais elevadas na medida da necessidade de melhorar a qualidade da informação contábil.
R: Penso que quando falamos em qualidade da informação, estamos retratando o quanto de dados foram manipulados, Isto é, quanto maior sua qualidade menor foi a manipulação dos resultados e para que isso ocorra muitas vezes é necessário investir mais capital na qualificação de funcionário, integração entre as áreas da empresa e na produção de informações.
Nos últimos anos está havendo uma profissionalização no mercado e seus agentes, representando um aumento na pressão por melhor qualidade das informações.
R: Verdadeiro, com uma maior qualificação dos usuários da informação, eles estarão mais atentos e aptos a reconhecer informações escondidas ou que não estejam detalhadas a um nível suficiente e irão requerer informações adicionais

Relacionados

  • LIVRO CONTABILIDADE E MERCADO DE TRABALHO
    36937 palavras | 148 páginas