CAP TULO 2 Cleide 6

8219 palavras 33 páginas
2. FAMILIA
2.1 A estrutura da família no passado
A família é uma instituição de grande importância na formação do indivíduo, é nela que aprendemos os princípios éticos e morais. Ela é tida também como fonte de amor e carinho. Portanto, esse convívio é essencial para todo ser humano aprenda a viver com dignidade.
Segundo a autora Samara,
A família no Brasil foi incorporada a historiografia nos anos 80, sendo analisada por sociólogos e antropólogos nas décadas anteriores. A contribuição dos historiadores era limitada, participavam com timidez temendo as análises clássicas, reforçando o modelo institucional. (SAMARA, 1988)
Esse é um assunto bastante estudado por diversas áreas do conhecimento humano e um desafio por trazer a tona algumas questões que causam polêmica, pois a família é considerada como um espaço privado e inviolável, porém eles devem se responsabilizar pela proteção social de seus membros, especialmente da criança do adolescente e dos idosos, pois estes são mais vulneráveis.
A família ao longo do tempo vem sofrendo mudanças, assim como toda sociedade. É na família onde iniciamos nossa vida em grupo e aprendemos com as primeiras experiências fundamentais para o desenvolvimento humano. Os costumes e hábitos dos séculos passados ainda hoje influenciam as famílias contemporâneas. O conceito envolve questões ligadas a aspectos sociais que interferiram diretamente na evolução humana embora tenha origem de conservação e reprodução.
A partir do Código Civil de 1916 a família passou a ser vista como um ser para produção de riqueza. O pai era responsável por prover com os gastos necessários para sustentação da família, deixando em segundo plano o lado afetivo dos membros. As mudanças socioeconômicas de uma sociedade têm grandes influência sobre a família. O período de urbanização, industrialização entre outros modificaram toda a sociedade tornando cada vez mais presente o desejo de ter, possuir, transformando todo o conjunto em um sistema capitalista.

Relacionados

  • Sustentabilidade Corporativa
    114465 palavras | 458 páginas
  • Fredie Didier Direito Processual Civil Vol
    426242 palavras | 1705 páginas