Cap 6 - capitalismo global

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2066 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Capítulo 6 - Período Entre Guerras
As consequências econômicas da Grande Guerra
Após a GM I, o declínio econômico mais exorbitante da história moderna gerou batalhas comerciais e monetárias, além de hostilidade financeira. Conflitos sociais conduzem a guerras civis e ditaduras brutais e os conflitos comerciais se tornam armados. O colapso da economia global causou crises nacionais e as condiçõedomésticas difíceis levaram grupos internos ao extremismo. O nacionalismo econômico, o militarismo e o acirramento da guerra aprofundaram o infortúnio econômico.
Com o devastamento da Europa com a guerra, os EUA se beneficiam da lacuna acarretada pela falta de oferta de suprimentos originários da Europa e passam a satisfazer as demandas que não eram supridas pela mesma. Entre 1914 e 1919, osEUA saem da posição de maior devedor para alcançar a de maior credor da economia global. A guerra, sob o ponto dos EUA, era, então, benéfica, uma vez que permitiu que o país se tornasse um grande fornecedor(principalmente de alimentos e armas). Antes de 1914, eram a França, Inglaterra e Bélgica que estavam no centro da ordem clássica e ali ficaram até a inversão dos papéis. Durante o períodoanterior a 1914, prevalecia a crença em um mercado auto regulável que quanto menos intervenção sofresse, melhor seria.
Todas as nações européias previam curto prazo para o conflito, que veio a se tornar a GM I. No entanto, ao perceberem que essa batalha se prolongaria, as economias foram reorientadas para a guerra como uma estratégia emergencial. Depois da GM I, volta a idéia de um laissez-faire.Enquanto a guerra causava a devastação, a administração norte-americana de Woodrow Wilson anunciava os 14 pontos do Tratado de Versalhes. Além disso, foi sob influência dos EUA que se criou o esboço de um plano para a criação da Liga das Nações.
Os EUA começaram a apoiar o livre comércio, a cooperação entre credores e o padrão ouro. Wilson diz:"Fomos incummbidos de grande parte do financiamentomundial e quem financia o mundo deve entendê-lo e governá-lo com o espírito e com a mente.
Reconstrução da Europa
Após a GM I, começavam a surgir novos países que iniciavam do zero, nascidos de autocracias derrotadas. Além de imprimir dinheiro, os novos Estados não tinham muitas opções para pagar as suas contas. O resultado disso foi uma onda de inflação que distruia o valor da moeda,desintegrava economias e poderia chegar a ameaçar a estrutura social das nações. Aí que surge o termo hiperinflação, que caracteriza a taxa de inflação astronômida experenciada por tais nações. Como a inflação estava fora de controle, os valores dos preços, salários e moedas nao se mantinham.
A experiência da hiperinflação alemã tomou proporções consideráveis. A hiperinflação estava intimamente ligada àsindenizações. Como a Alemanha foi considerada a culpada dela GM I, foi ela quem sofreu das indenizações mais caras. Para pagar o preço, a Alemanha emitia uma quantidade descontrolada de moeda. No fim de 1924, no entanto, a Alemanha consegue derrotar essa inflação.
A hiperinflação destruiu as economias guardadas ao longo da vida e o poder de compra de milhoes de pessoas na Europa Central e doLeste. Posteriormente, uma combinação de políticas austeras e apoio estrangeiro deram fim às inflações e hiperinflações. Os governos reduziram sua necessidade de imprimir dinheiro, aumentando impostos e cortando gastos. Para reconquistar a confiança da população, as autoridades financeiras precisavam provar que tinham o respaldo das principais potencias economicas.
O fracasso econômico do início dosanos 20 contribuiu para a ascenção de uma nova direita. Foi nessa época que movimentos fascistas começaram a ganhar adeptos.
A extraordinária década de 1920
Entre os anos 1924 e 1925, as economias conseguem derrotar a hiperinflação e, dessa foram, a economia mundial começa a se recuperar. Durante a década de 1920, uma expansão econômica estimulou grandes mudanças (bens de consumo e produção...
tracking img