Cap 5 a riqueza na base da piramide

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2223 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
OS POBRES SÃO MESMO POBRES?

Existem algumas hipóteses no pensamento sobre a redução da pobreza e apoio ao desenvolvimento nos últimos anos,
* A escassez de recursos – caso este seja o caso, a ajuda de outros países seria para amenizar esta carência;
* Se os países ricos ajudassem os emergentes com relação à infraestrutura, seria possível reduzir a pobreza;
* Investimentos em itensbásicos de subsistência tais como educação e saúde seria a solução para reduzir a pobreza;
* Existe também a ajuda prestada por países doadores e dos bancos Mundial e FMI.
O que foi levantado foi o seguinte questionamento: Será que os países pobres são realmente pobres?
Hernando de Soto questionou a hipótese, às vezes os países podem ser ricos em ativos, mas pobres em capital. Isto querdizer que os países possuem recursos para geração de riquezas, entretanto não existem regras apoiadas em leis para que esses recursos sejam convertidos em capital.
Com isso, a possibilidade de que esses ativos sejam comercializados torna-se nula.
Soto mostra também que este tipo de ativo não é uma quantidade irrisória, que os recursos bloqueados – por assim dizer – podem sim mudar a história depaíses emergentes. O que comprova sua ideia que pelo a pobreza, pelo menos em parte, é de responsabilidade do que é autoimposto na maior parte do mundo.
Se avaliarmos o que o que os estrangeiros investem nos países pobres não é nada perto dos recursos que se encontram sem movimentação nestes. A capacidade de produzir riqueza chega a ser bem maior do que a ajuda.
A dificuldade ou a burocracia dogoverno colabora com a informalidade, que por sua vez, não contribuindo com os impostos não gera renda para o país, deixando o país mais pobre.
Existem contratos que são locais, exemplo são as favelas – a população faz o que os comandantes desses lugares impõem, deixando de lado as leis.
Miutos países não tem leis, e utilizam de mocrorregulamentos para a corrupção, já que muitas vezes estes sãoambíguos e comprometem a correta execução dos contratos a tempo.
Muitas vezes isso não se dá ao fato do país não ter lei. Muitos países emergentes possuem bases legais porém a execução destas não são realizadas da forma correta muitas vezes pela má interpretação da legislação, pois algumas leis são mal elaboradas podendo deixar entrelinhas, fazendo com que as pessoas que são mais cultas e entendammais sobre leis em vantagem com relação às outras. Esse dentre outros fatores também levam à corrupção, já que com leis mal formuladas, a possibilidade de se levar vantagem em uma situação aumenta consideravelmente. Vemos também que os gastos com corrupção passam a ser considerados no caso de grandes empresas.
TGC – CAPACIDADE DE GOVERNANÇA DAS TRANSAÇÕES
O que é de necessidade extrema para aevolução de mercados de capital é transparência nas transações que são relacionadas a capitais, terras, mão de obra, bens de consumo e conhecimento. Tal transparência resulta regras bem compreendidas, claramente impostas e sem possibilidade de outros entendimentos. Com este sistema, ativos facilmente se transformam e capitais, há maior possibilidade de investimento, já que os investidores sempre buscammelhores oportunidades e, utilizando.
A TGC tem por finalidade proporcionar transparência nas transações econômicas e promover a validade dos contratos comerciais. Este método rediz também o custo das transações e reduz a incerteza quanto à posse e transferência de propriedade.
A TGC faz com que a legislação seja clara e imposta com igualdade, não apenas para quem puder pagar mais.
Países combaixo grau de TGC tende a não receber investimento de outros países, já que a maioria das suas leis é imposta ou muitas vezes nem possuem leis. Alguns países vêm recebendo mais investimentos com o aumento da TGC, mas ainda pouco com relação aos seus recursos devido aos sistemas legais ainda não serem bastante desenvolvidos e ainda possuem alto índice de corrupção e com isso podem apresentar...
tracking img