CAP 2 Empreendedorismo FPB Ebook

7381 palavras 30 páginas
CAPÍTULO 2
O EMPREENDEDOR E SUA IMPORTÂNCIA
PARA A SOCIEDADE

2.1 Contextualizando
O empreendedor social tem de lidar com as várias influências que agem sobre sua percepção do mercado, levando-o a decidir sobre estratégias de ações para seu negócio, o que também implica na comunidade no qual está inserido. Esta percepção de responsabilidade já vem sendo característica de muitos empreendedores que têm constante atenção ao seu negócio, mas dispensam também uma atenção aos fatores socioeconômicos e ambientais que vêm marcando a transformação, ao longo dos anos, em nosso planeta.
O questionamento surge também na linha de estudo sobre a forma que o empreendedor social pode propor uma melhor comunicação entre a organização e o seu público estratégico, contribuindo para uma imagem institucional positiva perante a sociedade, objetivando almejar o apoio necessário para desenvolver ações e projetos a fim de propor condições de inclusão social.
Neste contexto, pergunto: qual a nossa responsabilidade diante dos problemas sociais e ambientais de nosso planeta, e ainda, qual a responsabilidade dos nossos empreendedores? Vamos pensar sobre esses questionamentos no capítulo 2 da disciplina de Empreendedorismo.
Ao final deste capítulo, esperamos que você:
• saiba definir o papel do empreendedor para a sociedade;
• identifique a diferença entre o empreendedor e o empreendedor social;
• saiba definir a contribuição do empreendedor para o crescimento econômico, social e ambiental da sociedade.

Empreendedorismo

41

Capítulo 2

2.2 Conhecendo a teoria
2.2.1 O papel do empreendedor na sociedade
O empreendedorismo surgiu na França em 1970, mas no Brasil o assunto começou a ser estudado na década de 80, e somente depois dessa data, as universidades e empresas começaram a despertar interesse pelo assunto e até mesmo analisar exemplos e comportamentos dos empreendedores.
Mas vamos analisar o pensamento de alguns autores sobre o empreendedorismo? CONCEITO
Para alguns autores, o

Relacionados