Cap 1

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1322 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de junho de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
CARTAS A UM JOVEM ADVOGADO
Francisco Mussnich

Cap 1 – ALGUNS TALENTOS INDISPENSÁVEIS.

A escolha pela carreira de advogado tem que ser por paixão. (Não por escolha familiar)
Domínio da escrita é um dos talentos indispensáveis na profissão. Outra qualidade é a facilidade de estabelecer relacionamentos.
O sucesso depende da habilidade de entender o que leva as pessoas a agir de diferentesmaneiras e a capacidade de criar estratégias e antever as do adversário.

Cap 2 – A FORMAÇÃO DO ADVOGADO.

A mistura da competência técnica profunda em Direito somada a outros tipos de conhecimento como economia, engenharia e psicologia faz diferenciar bons profissionais dos verdadeiramente talentosos, excepcionais.
Além disso é importante ter uma vida social (jogar bola, namorar, passear) para formar umser humano capaz de se relacionar socialmente e construir parcerias.

Cap 3 – COMO ESTUDAR

O segredo de ser bom aluno não é só estudar é prestar atenção na aula.
O mais importante fator de aprendizado é o convívio com grandes mestres.
Existem três tipos de alunos: o que não estuda nada e nem sabe ao certo porque está ali, o que estuda muito, mas é incapaz de pensar e aquele que não estuda tanto,estuda apenas o necessário, mas pensa. Este é o melhor aluno.

Cap 4 – PÔQUER, ENGENHARIA E TEATRO

Um bom advogado deve dominar três áreas: pôquer, engenharia e teatro, pois essas atividades exigem desenvolvimento de qualidades fundamentais ao operador do Direito.
Deve-se aprender um pouco da técnica de interpretação.
É preciso usar informações, interpretar sinais, confundir o adversário.
Oadvogado precisa compreender os problemas e objetivos do cliente.

Cap 5 – TESOURO DA JUVENTUDE

Um advogado precisa entender a conjectura política e social, ser capaz de liderar, escrever bem, pois vai ajudar a redigir petições, treinar uma equipe, planejar suas ações, interpretar atitudes.
O bom texto jurídico tem três características: clareza, objetividade e elegância.
Uma palavra errada podecolocar a perder um processo.

Cap 6 – QUE TIPO DE ADVOGADO QUERO SER?

Conselho: preste atenção às aulas de Direito Civil, é impossível ser bom em qualquer ramo do Direito sem ter pleno conhecimento das instituições de direito civil.
Nenhuma escolha é definitiva. Na verdade é pratica que vai determinar o ramo do Direito escolhido. Renovar conhecimento é fundamental.

Cap 7 – VIDA REAL

O avançoprofissional se dá de duas maneiras: pela escolha dos mestres e pelos desafios.
O que garante um bom estágio é a capacidade do estudante de aprender e as oportunidades que terá. Seu interesse é essencial.
Quem erra aprende, e só erra quem faz.
Pessoa autoconfiante transmite seriedade e determinação e um advogado tem que ter.
Bem preparado, um profissional se sente mais seguro.
Quando alguém pedir umatarefa, deve-se ir além do que foi pedido.
Fazer sempre o melhor que puder. Executar cada tarefa com perfeição.
As palavras tem um significado preciso, quem escreve bem ussa menos palavras para comunicar uma ideia, porque escolhe e encaixa perfeitamente os vocábulos de que necessita para argumentar.
Um advogado tem que pensar além do Direito, tem que estar atualizado, ler jornais, revistasespecializadas. É importante falar mais de uma língua para se ter vantagem sobre outros competidores. Por fim, o comportamento, o modo de falar, de se vestir e de se dirigir às pessoas é fundamental.

Cap 8 – PREPARE SEU CORAÇÃO

O trabalho do advogado pressupõe uma disputa. Em muitas situações os acordos não são possíveis e um dos lados do conflito terá que perder. O advogado é obrigado a exercitar oautocontrole para perceber os conflitos como parte da profissão.
Muita gente confunde autocontrole com frieza. Tem que dominar as emoções. Ser advogado é ter adversários, é contrariar interesses, por isso a necessidade de praticar o autocontrole.

Cap 9 – UNIVERSIDADE MADE IN USA

Muitos alunos tem o sonho de fazer mestrado no exterior, mas é preciso avaliar se é a melhor opção. O diploma em inglês...
tracking img