Cap 1 - comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (899 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A obra de Robbins é um livros dividido em capítulos que tratam sobre o comportamento nas organizações. Essa resenha tratará somente o primeiro capítulo intitulado: “O que é comportamentoorganizacional”.
Esse capítulo é dividido em subtemas e esse divididos em tópicos, o objetivo de capítulo é discorrer sobre: comportamento organizacional (conceituando); descrever o papel dos executivos nasorganização, explicar a importância do estudo do comportamento, listar as oportunidades advindas desse estudo; identificar as contribuições das diversas áreas do conhecimento sobre comportamento para oentendimento do comportamento organizacional; explicar o quê os executivos devem saber sobre comportamento organizacional; esclarecer o porquê de uma visão contingencial no estudo do comportamento;definir três níveis de análise do modelo de comportamento.
No subtema: “O que fazem os executivos”, o autor definiu executivo e seu papel. “Os executivos realizam trabalhos por meio do trabalho deoutras pessoas. Eles tomam decisão [...] com intuito de atingir determinado objetivo”. O autor deixa claro como os funcionários e outros envolvidos nos trabalhos da empresa tem importância para a tomadade decisão e atuação do executivo. Ainda, foram classificados os papeis do executivo: relacionamento interpessoal, de Informação, de Decisão. E com isso, definiu-se as habilidade necessárias paracumprir esses papéis: habilidades técnicas, humanas e conceituais.
No subtema: “O comportamento organizacional”, o autor defini como: “campo de estudo que investiga o impacto que indivíduos, grupo e aestrutura tem sobre o comportamento dentro na organização” e deixa claro como usar desse conhecimento para melhorar a eficácia operacional.
Depois ele lista as disciplinas que estudando ocomportamento, no subtema: “Disciplinas que contribuem para o estudo do comportamento”. Nesse momento, são citadas e conceituadas: psicologia (ciência que busca medir, explicar e modificar o comportamento dos...
tracking img