Capítulo 3 megginson

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1546 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Questão 01
Por que é importante que um profissional de finanças, particularmente gestores, entendam a relação entre risco e retorno?
Resposta.:

Porque, sendo o gestor financeiro o responsável por calcular o valor dos investimentos propostos, ou seja, o gasto de dinheiro hoje com a expectativa de um ganho ainda maior no futuro, o cálculo do retorno oferece a esse profissional a formaconveniente de expressar o desempenho financeiro do investimento. Porém, toda decisão financeira apresenta características próprias de retorno, mas também de risco e a combinação singular delas exerce efeito sobre o investimento, considerando que o risco representa uma possibilidade de retornos efetivos serem menores que o retorno esperado, ou seja, perda financeira. Assim, o gestor financeiro tem deexaminar o que os investimentos têm a oferecer, assim como, o risco atrelado ao investimento.



Questão 02
Compare e contraste ex ante e ex post medidas de retorno financeiro. Qual suposição deve ser posta em ordem para testar a precisão da expectativa (ex ante) de retorno previsto usando retornos (ex post) históricos?


O retorno ex-ante é o retorno esperado de uma carteira de investimentos.No processo de avaliação ou medição, refere-se ao momento antes da implementação e tendo em vista estabelecer as bases e fixar as necessidades de acção. ???

Ex-ante, pré avaliação

Ex-post, impacto. Retorno após o fato

Risco pode ser entendido como uma medida de desconhecimento que um investidor tem a respeito do retorno ex-post do seus ativos






Questão 03
Problema NuméricoCalcule a expectativa de retorno e o desvio-padrão da expectativa de retorno para um ativo seguindo o padrão de probabilidade ponderada de retornos


Retorno Esperado = 13%

Desvio-padrão = 2,41%




Questão 04
Descreva o elemento-chave de uma distribuição normal, e explique seu papel no modelo CAPM.
A distribuição normal é amplamente empregada nos estudos dos métodos quantitativos emfinanças, principalmente na avaliação de investimentos pelo fato da grande aproximação à curva normal dos retornos esperados e outros eventos financeiros.
Tem a uma característica desejável (elemento-chave) que é completamente descrita por dois parâmetros: Média e Variância (desvio-padrão).
O CAPM é um modelo ceteris paribus. É válido dentro de algumas suposições, entre elas:
1. Osinvestidores são simplesmente avessos ao risco.
2. Todos os investidores percebem oportunidades idênticas, ou seja, todos têm a mesma informação e ao mesmo tempo, e selecionam carteiras baseadas apenas em expectativa de retorno (média) e a variância (ou desvio-padrão) dos retornos.
Suposições que apresentam os retornos distribuídos pela distribuição normal
Umas das principais premissas do modelo CAPM,é de que os rendimentos das ações se comportam de acordo com uma distribuição normal, ou seja, a probabilidade de rendimentos abaixo ou acima da média é igual, uma vez que a distribuição normal é simétrica. Essa atribuição da normalidade parte da premissa de que a média e a respectiva variância dos rendimentos são os únicos componentes estatísticos que importam para os investidores. Duasdistribuições normais, com mesma variância e média, são simétricas.

Questão 06
Defina os termos a seguir:
a. Risco diversificável => Também chamado de risco não sistemático, representa a parte do risco de um ativo associado a causas aleatórias e que pode ser eliminado com a diversificação da carteira.
b. Risco sistemático => Também chamado de risco não diversificável, risco atribuído a fatoresde mercado que afetam todas as empresas e que não podem ser eliminados por meio de diversificação.
c. Risco Total => Risco diversificável + Risco sistemático
d. Carteira eficiente => Carteira que maximiza o retorno para certo nível de risco ou que minimiza para determinado nível de retorno
e. Fronteira eficiente => parte do lugar geométrico das oportunidades de investimento em que...
tracking img