CAPÍTULO 2-FATORES ATUANTES NA EVOLUÇÃO DO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO.

CENTRO UNIVERSITÁRIO SALESIANO DE SÃO PAULO.





HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO:
CAPÍTULO 2-FATORES ATUANTES NA EVOLUÇÃO DO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO.LORENA-SP
MAIO 2013




HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO:
CAPÍTULO 2-FATORES ATUANTES NA EVOLUÇÃO DO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO.











LORENA-SP
MAIO 2013



Santos, GrazielleKatherine Batista.
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: CAPÍTULO 2-FATORES ATUANTES NA EVOLUÇÃO DO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO. Grazielle Katherine Batista dos Santos. 2013.
14f.
Trabalho apresentado em cumprimentoao Curso de História do Universitário Salesiano de São Paulo – Unidade de Lorena, 2013.
Orientação: Prof. Francisco Sodero Toledo.











LORENA-SP
MAIO 2013
Fichamento
Referência:História da educação no Brasil, capítulo 2 Fatores atuantes na evolução do sistema educacional brasileiro, Otaíza de Oliveira Romanelli, editora Vozes, ano da edição 1991.
Página 1 “Capítulo 2Fatores atuantes na evolução do sistema educacional brasileiro. 2.1 Evolução do ensino no Brasil”:
A economia colonial brasileira fundada na grande propriedade e na mão-de-obra escrava teve implicações deordem social e política bastante profundas. Ela favorece o aparecimento da unidade básica do sistema de produção, de vida social e do sistema de poder representado pela família patriarcal.
Página 2:Resta-nos agora saber de que forma esse tipo de conteúdo veio corresponder aos anseios da minoria dominante na estrutura da sociedade nascente.
Página 3:
Não se podem perder de vista,evidentemente, os objetivos práticos da ação jesuítica no Novo Mundo: o recrutamento de fiéis e servidores. Ambos foram atingidos pela ação educadora. A catequese assegurou a conversão da população indígena efoi levada a cabo mediante criação de escolas elementares para os “curumins” e de núcleos missionários no interior das nações indígenas. A educação que se dava aos “curumins” estendia-se aos filhos...