CAPÍTULO 2-FATORES ATUANTES NA EVOLUÇÃO DO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 6 (1421 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 20 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO SALESIANO DE SÃO PAULO.





HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO:
CAPÍTULO 2-FATORES ATUANTES NA EVOLUÇÃO DO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO.










LORENA-SP
MAIO 2013




HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO:
CAPÍTULO 2-FATORES ATUANTES NA EVOLUÇÃO DO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO.











LORENA-SP
MAIO 2013



Santos, GrazielleKatherine Batista.
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: CAPÍTULO 2-FATORES ATUANTES NA EVOLUÇÃO DO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO. Grazielle Katherine Batista dos Santos. 2013.
14f.
Trabalho apresentado em cumprimento ao Curso de História do Universitário Salesiano de São Paulo – Unidade de Lorena, 2013.
Orientação: Prof. Francisco Sodero Toledo.











LORENA-SP
MAIO 2013
Fichamento
Referência:História da educação no Brasil, capítulo 2 Fatores atuantes na evolução do sistema educacional brasileiro, Otaíza de Oliveira Romanelli, editora Vozes, ano da edição 1991.
Página 1 “Capítulo 2 Fatores atuantes na evolução do sistema educacional brasileiro. 2.1 Evolução do ensino no Brasil”:
A economia colonial brasileira fundada na grande propriedade e na mão-de-obra escrava teve implicações deordem social e política bastante profundas. Ela favorece o aparecimento da unidade básica do sistema de produção, de vida social e do sistema de poder representado pela família patriarcal.
Página 2:
Resta-nos agora saber de que forma esse tipo de conteúdo veio corresponder aos anseios da minoria dominante na estrutura da sociedade nascente.
Página 3:
Não se podem perder de vista,evidentemente, os objetivos práticos da ação jesuítica no Novo Mundo: o recrutamento de fiéis e servidores. Ambos foram atingidos pela ação educadora. A catequese assegurou a conversão da população indígena e foi levada a cabo mediante criação de escolas elementares para os “curumins” e de núcleos missionários no interior das nações indígenas. A educação que se dava aos “curumins” estendia-se aos filhos doscolonos, o que garantia a evangelização destes. A simples presença dos padres já era garantia de manutenção de fé entre os colonos. Quanto aos servidores da Ordem, estes deveriam ser preparados para o exercício do sacerdócio e foi pincipalmente para eles que se fundaram os colégios, onde se passou a ministrar o ensino das ciências humanas, as letras e as ciências teológicas. Foi também na camadadominante que se recrutaram os homens que iriam engrossar as fileiras dos sacerdotes da Ordem.
Página 4:
Esse complexo sobreviveu mesmo à expulsão dos Jesuítas em 1759. A decadência econômica em que entrou o Reino Português, principalmente com a queda da mineração, e o atraso cultural que, entre outras coisas, teve no fanatismo religioso um de seus fatores, fez com que surgisse na Metrópole umdescontentamento geral em relação aos Jesuítas. Na Colônia, já se faziam notar os atritos entre estes e a população, em torno da questão da escravização dos índios. Juntava-se a isso a presença, tanto no Reino, quando na Colônia, de ideias provindas do enciclopedismo, declaradamente anticlericais. Da ascensão do Marquês de Pombal, cuja linha de pensamento estava estreitamento vinculada aoenciclopedismo, resultou a expulsão dos Jesuítas de Portugal e de seus domínios.
Página 5:
O mercado interno, criado e reforçado com a economia de mineração, foi um fator importante na ascensão dessa classe intermediária, que Nelson Wernek Sodré prefere chamar de pequena burguesia, pelas afinidades que teve com a mentalidade burguesa, também em plena ascensão na Europa. Essa classe desempenhou relevantepapel na evolução da política no Brasil monárquico e nas transformações por que passou o regime no final do século. E se ela pôde fazê-lo, isso se deve sobretudo ao instrumento de que dispôs para afirmar-se como classe: a educação escolarizada.
Página 6:
Que tipo de escola predominou nessa ordem social é o que aqui nos importa verificar. Em primeiro lugar, convém assinalar a herança recebida da...
tracking img