Capítulo 1 = tv, internet e convergência de meios.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4799 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 TV x Internet & Convergência de meios.

"A idéia de trabalhar com imagens está ligada a história da civilização. Já nos tempos primitivos, o homem deixava suas impressões em forma de desenhos para que gerações posteriores pudessem aprender ou os reverenciar." (VALIM, Maurício. Agosto de 98).
Mauricio Valim é bastante utilizado como referência nos cursos de Comunicação Social emdiversas faculdades e universidades no Brasil, Portugal e Estados Unidos, além de apoio à pesquisa de alunos de pós-graduação (doutores e mestres). E é a partir de sua afirmação que vamos iniciaremos os estudos presentes neste trabalho.
Levando em consideração a afirmação de Valim, televisão é mais do que informação e entretenimento. Trata-se de um veículo mediador cultural que ao longo de seus anos deexistência, foi considerada algo fora do alcance dos telespectadores. Seus artistas eram tratados como deuses do Olimpo. Por estarem em programas de TV, as personalidades deveriam ser consideradas importantes e confiáveis. Isto condiz com o “aprender ou os reverenciar” citado anteriormente.
Levando em consideração a afirmação de Valim, a televisão pode ser considerada um veículo que estabeleceuma distinção entre o telespectadores e os membros integrantes das equipes de programação..
Este capítulo irá abordar a evolução da TV e convergência deste veículo com a internet. E também as definições e características de seriados e sitcoms e a relação da convergência de meios com o seriado How I Met Your Mother.

TV Versus Internet
No Brasil, a TV foi por décadas a principal mídia de massa.Ela teve seus tempos dourados quando era a melhor opção de diversão, ao reunir amigos e familiares ao seu redor. Dados do IBOPE comprovam que a penetração da TV ainda é a maior de todos os meios: quase 100%. E o rádio também continua com grande índice, presente em pouco mais de 80% da população.
O rádio vivenciou uma revolução na comunicação e sofreu baque em sua estrutura ao enfrentar um meioque além do som, transmitia a imagem. A TV também enfrenta hoje uma nova revolução na comunicação. Agora, ela enfrenta um canal que além de imagem e som, permite um grau de interatividade maior. (LEVY, 1999). Ora, para Levy a única maneira de não haver interatividade é se o individuo receptor estiver morto (p.79). Por exemplo, o grau de interatividade entre o telespectador e a televisão é passivo.Ele recebe a informação, decodifica, interpreta e a processa de uma maneira que ele entenda. Este processo é interativo. Já na internet, o indivíduo pode responder aos estímulos e gerar uma interatividade mais ativa. Com essa estrutura, pode-se alegar que a internet se consolidou num mundo em que as pessoas estão cada vez mais alertas quanto às invasões da publicidade e cada vez maisindividualistas.
Ainda de acordo com dados do IBOPE, as novelas de grande audiência da Rede Globo, que eram vistas por quase 80% da população, hoje, dificilmente, são assistidas por 60%. Essa queda é, em parte, conseqüência das novas maneiras de entretenimento. Pode-se observar por meios dos gráficos a queda da audiência, principalmente na Rede Globo, e a ascensão da internet.

Figura 1: Audiência da Globonos anos 2000.
Fonte: Site da Globo.

Figura 2: Penetração da Internet
Fonte: Revista Mídia Dados 2010

Há alguma relação entre a queda da audiência da TV e o aumento da penetração da internet? Pode-se observar que os índices da rede Globo possuem o maior declínio entre 2006 e 2007 e que há um aumento de quase 7% de penetração entre os anos de 2005 e 2007. É possível que o começo desta quedaesteja ligado ao início das redes sociais no Brasil. O Orkut, maior site de relacionamentos deste país, foi criado em 2004, mas só ganhou uma versão em português em 2005. A idéia inicial do criador deste site é que ele conquistasse os norte-americanos, mas não funcionou. Os países em que ele virou fenômeno foram Brasil e Índia.
Já no ano de 2008, a internet se popularizou no Brasil. O acesso à...
tracking img