Cao 27

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1495 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Capitulo 27 - Brasil : Segundo Reinado

O Segundo Reinado é a fase da História do Brasil que corresponde ao governo de D. Pedro II. Com a ausência do imperador D. Pedro I, o Brasil ficou na era regencial, pois D. Pedro II era muito novo para ser imperador. O texto constitucional de 1824 estabelecia a maioridade do herdeiro do trono aos 21 anos e o Ato Adicional de 1834 a redefiniu para 18anos Ao longo do período regencial, a disputas entre as tendências políticas promoveram a instalação de um clima instável. De um lado, os liberais defendiam a concessão de maiores liberdades aos governos locais com a criação de poderes legislativos e a eleição de assembleias regenciais. Por outro, os conservadores entendiam que a manutenção de um sistema político centralizado era pressupostofundamental para que a unidade territorial e política fossem seguramente preservadas. Os liberais atingiram uma primeira vitória ao aprovarem o chamado Ato Adicional, em 1834. Contudo, os liberais em 1840 aprovaram uma lei na qual Pedro II era maior, e, portanto, poderia assumir o poder com apenas 14 anos. Porem ocorreu varias disputas, e somente com 15 anos assumiria o poder, esta fase ficouconhecida como golpe da maioridade.
As primeiras eleições do reinado de dom Pedro II são realizadas em 1840. Ficam conhecidas como eleições do "cacete", devido aos métodos corruptos e violentos usados pelo Partido Liberal para garantir a vitória de seus candidatos. Eles obtêm a maioria na Câmara, mas o gabinete liberal fica pouco tempo no poder. Em 23 de março de 1840 é destituído pelo imperador, queatende às pressões da facção "áulica" e dos conservadores.’’ Como num círculo vicioso, o novo gabinete de maioria conservadora toma posse em 1841 e repete o ato dos liberais: dissolve a Câmara, onde a oposição é maioria, sob o argumento de que houve fraudes no processo eleitoral.’’
Uma das primeiras e mais polêmicas medidas do gabinete conservador de 1841 é a reforma do Código do Processo Criminal,com a centralização das ações judicial e policial. A medida desagrada vários setores das elites agrárias e, nas Províncias, os representantes do Partido Liberal se recusam a obedecê-la.
A partir de meados do século XIX o país entra num período de normalização política. Segundo os historiadores, isso resulta da adoção do sistema parlamentarista. No Brasil, não se usa a fórmula clássica inglesa – "orei reina mas não governa" – já que o Poder Moderador do monarca é mantido.
A dissolusao da Camara dos Deputados, pelo Poder Moderador, em 1842, marcou o auge do descontentamento dos liberais, desiludidos pelo afastamento do poder. Inconformados com as medidas, julgadas inconstitucionais e reacionarias, os liberais se revoltaram. No Rio de Janeiro, Jose Martiniano de Alencar fundou a Sociedade dosPatriotas Invisiveis, uma sociedade politica secreta, que ramificou-se, principalmente, pelas provincias de Sao Paulo e Minas Gerais, onde o partido liberal era bastante expressivo.
A Revolução Praieira foi uma revolta de caráter liberal e federalista ocorrida na província de Pernambuco entre os anos de 1848 e 1850. Dentre as várias revoltas ocorridas durante o Brasil Império, esta foi a última.Ganhou o nome de praieira, pois a sede do jornal comandado pelos liberais revoltosos (chamados de praieiros) localizava-se na rua da Praia.
Em 1 de janeiro de 1849, divulgam o Manifesto ao Mundo. Neste documento, os praieiros reivindicavam: 

- Independência dos poderes e fim do poder Moderador (exclusivo do monarca);
- Voto livre e Universal;
- Nacionalização do comércio de varejo;
- Liberdade deimprensa;
- Reforma do Poder Judiciário;
- Federalismo;
- Fim da lei do juro convencional;
- Fim do sistema de recrutamento militar como existia naquela época.
A rebelião foi derrotada pelas forças oficiais no começo de 1850. Muitos revoltosos foram mortos durante os combates com as forças oficiais. Os líderes e demais participantes foram presos e julgados, embora tenham sido anistiados no ano...
tracking img