Canto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 143 (35650 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Studio Mel
Técnica Vocal
CONSIDERAÇÕES INICIAIS.
Parece que assistimos, nos dias de hoje, à recuperação do interesse pelos problemas ligados à voz e à educação vocal. Descobre-se, ou melhor, se redescobre, a importância da função vocal na estrutura da personalidade. Descobrir a própria voz torna-se, algumas vezes, sinônimo de encontrar o próprio equilíbrio psicológico. No entanto, é no nívelda voz cantada que a evolução das idéias é mais surpreendente. O canto não é mais uma arte reservada a alguns iniciados em conservatórios ou cantores profissionais, e desperta um interesse maior junto a numerosos apaixonados pela música e junto a milhares de ouvintes que em seu dia a dia descobrem na sua própria voz um instrumento susceptível de evoluir e de se aperfeiçoar. A arte de cantar temocupado grande espaço em nossa mídia e meios de comunicação, despertando o nosso interesse pela "cultura vocal", tão presente em cada momento de nossa vida. O canto é uma arte difícil e seu ensino permanece como um trabalho delicado e complexo. Muitos cantores e professores de canto já escreveram a este respeito, tentando compartilhar suas próprias experiências. Em nosso curso de canto propomosocupar um lugar à parte. O Maestro Ernesto Leal , dirigente do nosso curso de canto, tem o raro privilégio de possuir, não somente, uma sólida formação musical , mas sobretudo de ter dominado o conhecimento da arte de cantar e dos mecanismos da biofísica da fonação e de tê-los posto a serviço como um trabalho de colaboração com aqueles que trabalham o mecanismo da voz no Brasil. A sua experiência comoprofessor de canto é enriquecida por um profundo conhecimento sobre fonética em todas as suas formas. A formação polivalente do Maestro Ernesto Leal, assim como sua longa experiência pedagógica, lhe permitem abordar o canto sob todos seus aspectos, desde as noções fisiológicas de base até o trabalho prático. Suas idéias pessoais sobre a educação vocal são apresentadas numa linguagem clara eacessível a todos e vocês encontrarão com prazer , as idéias fundamentais deste pedagogo reconhecido por sua competência , eficácia, autoridade e bom humor. Todos aqueles que se interessam pela educação da voz cantada, poderão tirar grande proveito, em nosso curso, para aprender e nutrir suas próprias reflexões além de enriquecer sua prática cotidiana. A Técnica da Voz Cantada , abordada em nosso curso ,transmite todos " os segredos" sobre o assunto em uma linguagem simples e bastante acessível a todos os Rua Valparaíso, 83 / 302 - Bairro - Tijuca. Cidade Rio de Janeiro TELEFONES PARA CONTATO : (0 21) 3283 3000 / (0 21) 8344 4808 Direção Maestro ERNESTO LEAL - OMB 33.997

Página 1

Studio Mel
interessados na arte de cantar. Arte esta que utiliza o mais prefeito instrumento musical já"inventado": a voz. O maestro Ernesto aborda a técnica vocal desde as noções básicas de anátomofisiologia até sua aplicação na prática do canto, não esquecendo os aspectos psicológicos e sensoriais do gesto vocal. O objetivo essencial é de desenvolver a voz natural do aluno, que pode adquirir o estilo, a declamação, a inteligência do texto e a interpretação, mas nada poderá lhe dar aquilo que ele deveter naturalmente: um bom órgão vocal e "um grande amor ao canto", uma qualidade rara e insubstituível. A voz humana é um instrumento único, desde que o cantor saiba torná-la ágil, dócil e expressiva. E não há dúvida que o talento do cantor depende de sua personalidade, estilo, poder de expressão, gosto e ritmo. Todas estas qualidades são naturais e só irão progredir se praticados e treinados àexaustão, pois cantar bem é fruto de um por cento de inspiração e de preciosos noventa e nove por cento de transpiração.

Apesar do nosso curso ser inicialmente direcionado àqueles que se dedicam a arte de cantar e que sonham em se profissionalizar, ele também é direcionado a todos que ainda sejam iniciantes e aos que queiram cantar somente como uma Terapia ou Hobby.

A VOZ CANTADA
O cantor...
tracking img