CANTO - EQUÍLIBRIO ENTRE CORPO E SOM: Princípios da Fisiologia Vocal, Cláudia Pacheco e Tutti Baê. (Fichamento de Resumo dos Capítulos I, II e III)

486 palavras 2 páginas
Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Emerson F. Sousa

CANTO - EQUÍLIBRIO ENTRE CORPO E SOM:
Princípios da Fisiologia Vocal, Cláudia Pacheco e Tutti Baê.
(Fichamento de Resumo dos Capítulos I, II e III)

Natal, 2014

Capítulo I: Aparelho Respiratório e uso do apoio.

Sobre o Aparelho Respiratório: O pulmão é o nosso principal órgão do aparelho respiratório, do qual também fazem parte, as narinas, fossas nasais, faringe, glote, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos, e alvéolos.
O diafragma, conhecido como o principal músculo da respiração, tem forma de cúpula e insere-se nas vértebras, costelas e osso esterno. Sua superfície separa o tórax do abdômen.
Existem três padrões de respiração considerados naturais e sua denominação se refere aos locais onde percebemos a movimentação do corpo ao inspirarmos. São eles: costal superior, diafragmático abdominal ou inferior e costodiafragamático abdominal.
O uso do Apoio: Além da grande importância do diafragma na respiração, outros músculos também participam do apoio à coluna de ar durante a expiração no momento do canto, principalmente os músculos da cinta abdominal, que são o reto abdominal, oblíquo interno e externo e transverso do abdômen. Também estão em atividade no apoio os músculos presentes na musculatura torácica superior e musculatura torácica inferior.

Capítulo II: Aparelho Fonatório – Laringe, Pregas vocais e Fonação.

O Aparelho fonador é composto, basicamente pela laringe, onde estão localizadas as pregas vocais, pelos pulmões, traqueia, bem como pelas estruturas articulatórias e ressoadoras.
A laringe tem função biológica e não biológica. Sua função biológica é possibilitar a entrada e saída do ar do pulmão, e também proteger a via aérea durante a deglutição, expulsando elementos estranhos através da tosse. Sua função não biológica é a fonação. Assim, o som é produzido, enquanto as funções biológicas não acontecem.
As cinco principais

Relacionados