Cantigas populares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1445 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de janeiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FAK – FACULDADE KURIOS

CURSO: ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR - ACOPIARA

CANTIGAS POPULARES AUXILIANDO O PROCESSO DE LEITURA

Maria Mirian Rodrigues Feitosa

DEZEMBRO 2011

Maria Mirian Rodrigues Feitosa

PROJETO APRESENTADO AO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA FACULDADE KURIOS – FAK, NA DISCIPLINA METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTIFICO.

DEZEMBRO 2011

INTRODUÇÃO

Asações educativas tiveram subjacentes, mesmo que forma não muito clara, a concepção das cantigas populares elas eram muito repetidas, a criança cantava e o professor não estimulava seu aprendizado, isso levava a criança a aprender somente a letra da música.

Hoje a concepção que temos é outra, nosso pequeno leitor já tem maturidade para interpretar, dramatizar as cantigas populares, eatravés da mesma aprender a ler.

Com a experiência em sala de alfabetização, vejo um novo processo a ser estimulado por parte das cantigas populares.

Através deste conteúdo, será criado um pequeno portfólio pesquisado e estudado por crianças que estão desenvolvendo seu interesse pela leitura, através do mesmo estamos estimulando e editando no seu potencial.

Sumário

Introdução.............................................................3

1 – Problematização...............................................5

2 – Justificativa.......................................................6

3 – Referencia Teórico............................................7

4 – Objetos................................................................8

5 –Hipóteses...........................................................9

6 – Aspectos Metodológicos....................................10

7 – Cronograma........................................................11

8 – Recursos.............................................................12

9 – Bibliografia.........................................................13

1.PROBLEMATEZAÇÃO

A importância desse trabalho com alinguagem oral é uma experiência concretizada em sala de aula.

É na fase de alfabetização que a criança está diretamente relacionada ao fato de que interagem com outras pessoas, orienta suas ações, constrói conhecimentos; desenvolve seu pensamento e forma - se como sujeito.

O problema que levou a esta pesquisa foi a falta de estimulo pela a leitura. Trabalhando cantigas populares,o meu leitor terá prazer em construir uma maneira prática para a leitura.

Não posso exigir do meu aluno de 5 e 6 anos que ele seja obrigado a ler clássicos William Shakespeare para saber ler e interpretar textos, mas quero que meu aluno tenha prazer em cantar músicas populares e descobrir que através da música ele interage com o meio

A criança, ao cantar músicas populares, estápreparando seu meio, desenvolvendo sua habilidade para a leitura e interagindo seu conhecimento com o mundo.

2. JUSTIFICATIVA

Este trabalho enfatiza a criança de alfabetização, ou seja, do 1º ano do Ensino Fundamental, relacionado ao aspecto de leitura processada pelas cantigas populares, já que o aluno está analisando seu interesse pela leitura.

Essa socialização é feitaquando a criança, ao cantar as músicas, descobre o valor da leitura e constrói seus próprios conhecimentos.

O tema da pesquisa surgiu pela pratica vivenciada com alunos de unidades de ensino publico, e pela utilização das músicas, os resultados apresentados estimularam a continuidade do trabalho, e até mesmo a participação junto aos outros professores.

Através deste projeto, euquero aprender a me comunicar mais perto do meu leitor, ou seja, uma criança que está extrapolando seus conhecimentos.

O estudo objetiva a elaboração de estratégias variadas de compreensão de leitura e de ampliação de vocabulário. Por meio delas, os conhecimentos de mundo da criança, bem como seus conhecimentos lingüísticos serão acionados e valorizados.

Além disso, o educando...
tracking img