Canteiro de obras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2724 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

Manter um canteiro organizado é uma tarefa que exige dedicação de quem toca o dia-a-dia da construção. A sua preparação e organização, além de dar condições adequadas de trabalho visam uma melhor relação entre trabalhador e empresa. Um espaço desorganizado pode gerar atrasos nos serviços, aumentar os riscos de acidentes e até causar problemas a quem está do lado de fora dostapumes. Para que a obra não saia da linha, é preciso conhecer bem as atividades que se passam no canteiro e se antecipar aos eventuais problemas.

O canteiro de obras é preparado de acordo com o tipo de edificação, dependendo de vários fatores como o espaço que a obra ocupa, tempo de duração, quantidade de funcionários, dentre outros, podendo ser realizado de uma só vez ou em etapas independentes,de acordo com o andamento da obra. Os benefícios da organização do canteiro de obra em um empreendimento deve ser dado ao projeto do canteiro e seu respectivo layout. A sua preparação e organização, além de dar condições adequadas de trabalho visam uma melhor relação entre trabalhador e empresa, mostrando que a mesma se preocupa com o funcionário.

Hoje em dia o processo de planejar,implementar e controlar, de forma eficiente e econômica, o fluxo de informações correspondentes a todo sistema desde a origem ao destino final, objetivando também o atendimento às necessidades dos clientes. (COUNCIL OF LOGISTIC MANAGEMENT, 1998). Abrange uma área de planejamento e otimização de informações ligadas a execução de atividades empresariais, para este caso, o canteiro de obra.

É inegável aimportância da organização como elemento associado á produtividade e lucratividade. Na construção civil muitas vezes não é considerado um fator importante, elevando assim o nível de prejuízos decorrentes de problemas que se manifestam em uma obra. A gestão logística gerencia e supervisiona todas as atividades envolvidas na movimentação de bens como transporte de materiais, pessoas e recursos para olugar certo no momento certo, por conta disso, é considerada como a arte de administrar o fluxo de materiais e produtos da fonte até o usuário. (BALLOU, 2003).

Diante dos problemas encontrados em um empreendimento, foi realizado um estudo visando a otimização da produção, a redução de perdas materiais, a eficiência de mão de obra e a movimentação de materiais (utilização racional deequipamentos). Visando a redução nos custos de produção do empreendimento, tornando a empresa mais competitiva no mercado imobiliário.







































2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

Avaliar e analisar os procedimentos que facilitam a gestão e operação dentro de um canteiro de obra, promover operações eficientes e seguras e manter alta amotivação dos empregados. No que diz respeito à motivação dos operários destaca-se a necessidade de fornecer boas condições ambientais de trabalho, tanto em termos de conforto como de segurança do trabalho.

Minimizar distâncias de transporte, minimizar tempos de movimentação de pessoal e materiais, minimizar manuseios de materiais e evitar obstruções ao movimento de materiais e equipamentos.2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Racionalização de processos;

• Ampliação da produtividade/competitividade;

• Buscar uma forma de minimizar os prejuízos no processo produtivo;

• Garantir melhor desempenho profissional.





















3 PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS

3.1 ORGANIZAÇÕES NO CANTEIRO DE OBRAS

De origem francesa, o termo logística eorganização surgiram da precisão militar em abastecer tropas que se moviam da sua base á uma disposição mais avançada. Para os dias atuais, esse conceito tem um foco voltado á crescente complexidade encontrada nos negócios em gestão de materiais e entregas de produtos em uma cadeia de suprimentos cada vez mais global, onde requer profissionais cada vez mais especializados. (BALLOU, 2006)

Na...
tracking img