Cansaço da modernidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1560 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O CANSAÇO DA MODERNIDADE

Administração/Recursos Humanos (RH 13) – Filosofia
31/04/2010

RESUMO

Este estudo esclarece as mudanças ocorridas nas famílias nos dias atuais, que por consequência da sobrecarga de trabalho, não demandam mais de tempo para o diálogo. Em virtude disso, pode acarretar certo afastamento dos filhos no convívio familiar, o envolvimento com pessoas desclassificada. Ainfluência da tecnologia na vida do homem, através de suas invenções, o envolvimento e as diferenças do homem e o tempo, e a modificação da mulher no mercado de trabalho.

Palavras-chave: Família; Filhos; Trabalho.

1 INTRODUÇÃO


Desde cedo aprendemos que é necessário lutar por aquilo que queremos alcançar, criar uma rotina e ter responsabilidades. Por consequência , a vidafamiliar torna-se mais agitada e sua maior preocupação remete-se aos compromissos e a correria cotidiana, assim, deixa-se em segundo plano relacionamentos afetivos e sociais.

Os pais passam a maior parte do dia no ambiente de trabalho, sujeitos a pressão e ao cansaço, levando ao acumulo de estresse. Mal este do mundo contemporâneo que atinge, não somente adultos, comoas proles crianças, que por não encontrarem uma estrutura familiar fixa, acabam tendo de se ocupar com atividades paralelas, como por exemplo, computadores e celulares.

Os tempos mudaram sim, mas ha necessidade de manter o espírito confraternizador da família e os seus laços. É preciso transmitir valores, e saber utilizar os benefícios da atualidade de forma equilibrada, semperder a sensibilidade do diálogo.

2 O CANSAÇO GERADO PELA MODERNIDADE

Incrustado em nossa estirpe esta a modernidade, as tecnologias impressionantes, a oclusão de informações, o alto número de veículos, computadores, televisores enfim, aparelhos múltiplos que buscam facilitar, ocupar ou ao menos nos divertir.

E qual nosso principal desafio? Sem dúvida adaptarmo-nos a este novo tempo, eesta deve se fazer de forma como se fazem as coisas cotidianas, salvo é claro que os ignore a tempos, como pessoas do interior, que preferem acompanhar tudo de camarote, pela televisão.

Somos escravos do relógio, quando não trabalhamos em produções controladas a
rotina e a catástrofe da metrópole, nos delimita o tempo e o curso, esta pressa acaba que por limitar nossa alimentação, contato com afamília, diálogo, sono, e eclode no mais puro e aplicado cansaço pós-moderno.

Esta adaptação deve nos levar a compreensão e integração com a modernidade, não deixando que a televisão e sua influência criem nossos filhos, impor seus limites e suas características pessoais, incentivar por mais difícil que seja sua leitura e ampla literatura.

Completar aqui o que falta, cuida com osparágrafos, todos na mesma distancia...

3 OS FILHOS E A TECNOLOGIA

A grande explosão tecnológica na idade contemporânea é motivo de grande preocupação a educadores, pais e estudos no âmbito educacional, demonstrativo disto são o grande número e a facilidade que os filhos têm a múltiplos aparelhos eletrônicos.

Uma forte característica no desenvolvimento infantil nos dias atuais é a presença damídia, através de diversos canais de acesso de diferentes conteúdos. Crianças e adolescentes são cada vez mais induzidos a olhar e perceber o mundo a partir dos meios de comunicação. Eles estão fazendo uso de tais artifícios, seja para divertir, estudarem ou comunicar-se. Seu entretenimento são jogos eletrônicos, mensagens instantâneas, amizades virtuais etc. Isso tudo faz com que diminuam o contatofísico entre outras crianças e acabem por não desenvolver de brincadeiras saudáveis. Segundo Ana Paula Buchalla (2009, p. 87) “[...] Os adolescentes costumam devassar suas próprias vidas nos sites de relacionamentos – o Orkut é o preferido dos jovens brasileiros”.

Existem várias diferenças entre os adolescentes de décadas passadas,quanto aos de hoje em dia, esses exigem o luxo, as roupas...
tracking img