Cannabis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4695 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA










ECOLOGIA




















Dezembro/2011
; Higor de Assis Nunes; Leam Franco Freire; Raphael Gama Marques; ; Tiago Pacheco Mendes










EFEITO ESTUFA

Trabalho requerido pela disciplina
de ecologia sob a orientação
daprofessora Giulianna Rondineli
para a aquisição de nota
















Dezembro/2011
Sumario
Introdução 4
1. Noções básicas 5Introdução
Neste trabalho trataremos dos vários aspectos do efeito estufa, vamos também ver que a temperatura média do planeta elevou-se 4ºC em relação à do século XX. As geleiras e as calotas polares estão se derretendo, e o nível do mar já subiu aproximadamente um metro, as zonas climáticas estão mudando, milhares de hectares deflorestas estão se transformando em savanas e campinas, e a lista de espécies de fauna e flora ameaçadas de extinção triplicou. Importantes áreas agrícolas do mundo estão se tornando improdutivas, e os estoques mundiais de grãos atingiram seus níveis mais baixos, será que tem um forma de controle, ou teremos que viver com isso ate o fim.



























• Noçõesbásicas
No último milhão de anos, a Terra passou por vários períodos glaciais e interglaciais. A última glaciação terminou há cerca de 10 mil anos. A mudança entre períodos glaciais, quando a temperatura cai dramaticamente, e interglaciais, quando ela volta a se elevar, é explicada por fatores naturais. Entre estes, os mais prováveis seriam a mudança na órbita do planeta e as alterações nacomposição da atmosfera.

Em meados do século passado surgiram, com o físico e matemático francês Jean-Baptiste Fourier, as primeiras preocupações quanto à possibilidade de as ações humanas provocarem mudanças climáticas. Em 1896 o químico sueco Svante Arrhenius descreveu o efeito estufa e propôs a teoria de que mudanças na quantidade de CO2 da atmosfera poderiam afetar a temperatura nasuperfície da Terra. Ele estimou que, dobrando a quantidade de CO2, haveria um aumento de temperatura da ordem de 4 a 60C.

Na década de 1930, G. S. Callendar sugeriu que o aquecimento global verificado a partir de 1860, quando as medições meteorológicas passaram a ser feitas rotineiramente, poderia ser conseqüência do aumento do CO2 na atmosfera. Opinião semelhante também surgiria nos anos 50, mas nãofoi levada suficientemente a sério pela maioria dos cientistas da época.

Em 1957, foi incorporado ao programa do Ano Internacional de Geofísica um plano para medir o dióxido de carbono na atmosfera. Dois medidores de CO2 foram então instalados: um na Antártida, outro em Mauna Loa, no Havaí. O resultado dessas medições comprovou definitivamente que a quantidade de CO2 na atmosfera estavaaumentando.

Posteriormente, o pesquisador japonês Manade e o americano Wetherald previram, através de modelos matemáticos de simulação climática, o aquecimento global induzido pelo aumento do CO2.




1. O que é o efeito estufa




A denominação efeito estufa é dada por analogia ao que ocorre nas estufas de cultivo de plantas, normalmente feitas de vidro. O vidro deixa passar a luzdo Sol livremente, mas impede a saída do calor formado no interior da estufa, provocando seu aquecimento. O mesmo se verifica dentro dos canos estacionados no sol. Seus vidros permitem que a luz solar passe livremente, mas barram a saída de calor, provocando aumento da temperatura interna.

Fenômeno semelhante ocorre em nosso planeta. A atmosfera da Terra - que pode ser considerada uma...
tracking img