Canino incluso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4026 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
Universidade Cruzeiro do Sul
Ciências Biológicas e da Saúde – CBS





TRACIONAMENTO DE CANINO INCLUSO




Érika Verônica Rosales





Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Odontologia apresentado à Universidade Cruzeiro do Sul


Orientador: Prof. Denis Clay.







SÃO PAULO


2012INTRODUÇÃO

O canino tem importância tanto por razões funcionais quanto estéticas no complexo dental. Conforme Dewel (1949) tanto a forma da arcada como a determinação do contorno da boca dependem dele, que mantém a harmonia e simetria da relação oclusal além de suportar, devido á anatomia da sua raiz, os movimentos de lateralidade e a carga mastigatória.
A preocupação com caninos impactadosjustifica-se pelo fato de estes serem os dentes mais afetados por esta má oclusão, depois dos terceiros molares (MULICK, 1979), e pelas várias complicações que a impactação dentária pode acarretar, tais como: mau posicionamento vestibular ou lingual do dente impactado, reabsorção da coroa do dente impactado ou da coroa e da raiz dos dentes adjacentes, formação cística, reabsorção radicular externado dente impactado ou dos vizinhos, infecção, principalmente nos casos de erupção parcial, podendo levar ao trismo ou à dor (SHAFER; HINE; LEVY, 1985). Também pode ocorrer migração dos dentes vizinhos e perda de extensão no arco dentário.

Na prática odontológica a impactação dental é freqüentemente encontrada, sendo os dentes que mais comumente sofrem impactação nos adultos e adolescentes osterceiros molares e nas crianças os caninos superiores VASCONCELLOS et ai, 2003.
De acordo com RICHARDSON E RUSSEL, 2000, a incidência de impactação de caninos superiores deve ocorrer em 1-2 % na população, na maioria das vezes espera-se que o dentista conheça os sinais e sintomas destas condições.

Existem duas justificativas para o tratamento ortodôntico: função (a melhora do alinhamento eengrenamento dental) e estética (o efeito significativo na aparência facial do indivíduo) (WILLIAMS et al., 1997).

A detecção precoce de caninos impactados pode reduzir o tempo de tratamento, complexidade, complicações e custo. Inicialmente, os pacientes devem ser examinados pela idade de 8 ou 9 anos, a fim de determinar se o canino é deslocado de uma posição normal no alvéolo e avaliar opotencial de impactação. O clínico pode investigar a presença e a posição da cúspide usando 3 simples métodos: inspeção visual, palpação e radiografia.


REVISÃO DE LITERATURA

A localização exata dos caninos impactados é de grande importância para o diagnóstico e plano de tratamento ortodôntico. Dependendo da exata posição do canino impactado, o prognóstico para sua movimentação ortodôntica e o seucorreto posicionamento no arco dentário pode variar amplamente. Caninos impactados que estão inclinados horizontalmente ou em posição ectópica severa, são os mais difíceis de serem tratados.

A relação de um canino impactado com os dentes adjacentes pode ser de grande importância. Reabsorção radicular ou deslocamento dos incisivos laterais e primeiros pré-molares podem resultar de um íntimocontato, trajeto de irrupção, ou direção de movimento de caninos impactados (ERICSON; KUROL, 1987). O fenômeno da reabsorção radicular do incisivo lateral tem ocorrido em 12% de uma amostra de canino superior impactado (ERICSON; KUROL, 1987). Informações relacionadas às características morfológicas ou a presença de patologias que estão relacionadas aos caninos e incisivos impactados, podem influenciaro prognóstico e o plano de tratamento ortodôntico. Tais exemplos incluem dentes impactados com extrema dilaceração radicular, hipercementose, reabsorção, anquilose, bem como cistos e tumores próximos ao dente impactado.
A avaliação radiográfica apropriada dos caninos impactados, contribuem significativamente para uma localização precisa e influencia em muitos casos seu prognóstico e plano de...
tracking img