Canibalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (319 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Canibalismo é o termo usado para se referir a indivíduos que ingerem parte ou totalidade do corpo de outro indivíduo da mesma espécie. Pode ser chamado de antropofagia. A maioria dos relatos arespeito de canibalismo está ligada a rituais religiosos para se adquirir as suas características ou até mesmo como ato de sacrifício ao deus do culto. Os astecas foram os canibais mais famosos até osdias de hoje, pois eles matavam e comiam seus prisioneiros. Em rituais, o canibalismo ocorre fortemente em adoradores satânicos que acreditam que ao comer a carne de uma pessoa, a força dessa pessoaserá transferida para ele. Acreditam também que quando a pessoa tem um demónio no seu corpo ela passa para ele tornando-se assim também mais poderoso. Um exemplo são os líderes tribais dasilhas Fiji que comiam a carne de pessoas consideradas especiais em sua comunidade. Para isso, utilizavam talheres próprios, que não podiam ser usados para consumir qualquer outro tipo de "alimento". Oshabitantes da Ilha de Páscoa gostavam bastante de carne humana. Os banquetes eram promovidos em lugares isolados e apenas os homens podiam participar.
No final do século XX foi descrito pelovelejador Helio Setti Jr.um caso de uma doença provocada por esta prática, que provocou a disseminação de uma doença localmente denominada kuru, a doença de Creutzfeldt-Jakob clássica (caracterizadapor perda de memória, tremores, postura rígida e ataques epilépticos).
Uma prática conhecida como exocanibalismo ou exofagia, consistia no canibalismo praticado em indivíduos de tribos diferentes e apratica do endocanibalismo consistia no ato de consumir parte dos corpos de seus parentes e amigos mortos.
Do modo de vista legal, o canibalismo de humanos, quando não se trata de uma situaçãolimite, enquadra-se como crime de mutilação e profanação de cadáver e um grave desrespeito pela dignidade da pessoa humana. Segundo os valores da sociedade ocidental, é um ato repugnante e...
tracking img