Caneca de porcelana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1988 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 2
2. CANECA DE PORCELANA 3
2.1 PORCELANA 3
2.2 MATÉRIAS-PRIMAS 3
2.2.1 Argila 3
2.2.2 Quartzo 4
2.2.3 Caulim 4
2.2.4 Feldspato 5
3. FABRICAÇÃO DA CANECA DE PORCELANA 6
3.1 MODELAÇÃO 6
3.2 MODELAGEM 6
3.3 MASSA 6
3.3.1 Massa Pastosa 6
3.3.2 Massa Líquida 7
3.4 FABRICAÇÃO 7
3.4.1 Modelagem automática 7
3.4.2 Modelagem manual 7
3.5 QUEIMA 73.5.1 Tipos de Queima 8
3.6 Decoração 8

1. INTRODUÇÃO

2. CANECA DE PORCELANA

2.1 PORCELANA

A porcelana é um produto branco impermeável e translúcido. 
Ela se distingue de outros produtos cerâmicos, especialmente, da faiança e da louça, pela sua vitrificação, transparência, resistência, completa isenção de porosidade e sonoridade.

2.2 MATÉRIAS-PRIMAS

Basicamente a matériaprima da porcelana é: argila, quartzo, caulim (caulim é um minério composto de silicatos hidratados de alumínio, como a caulinita e a haloisita, e apresenta características especiais que permitem sua utilização no fabrico de papel, cerâmica, tintas, etc.) e feldspato. Estes materiais são encontrados em minas, cuidadosamente lavados e purificados.

2.2.1 Argila

As argilas são rochas sedimentarescompostas de grãos muito finos de silicatos de alumínio, associados a óxidos que lhes dão tonalidades diversas.
Embebidas em água, formam uma pasta mais ou menos plástica (barro), que pode ser moldada. Divide-se em dois tipos: argilas primárias, originadas da decomposição do solo por ações físico-químicas do ambiente natural, através dos anos, apresentando-se normalmente na forma de pó; argilassecundárias, decorrentes da sedimentação de partículas transportadas através das chuvas e dos ventos, que se apresentam na forma pastosa ou de lama (argila mais água).
A argila origina-se da desagregação de rochas feldspáticas, por ataque químico (por exemplo pelo ácido carbônico) ou fisico (erosão, vulcanismo), que produz a fragmentação em partículas muito pequenas.
Normalmente as jazidas sãoformadas pelo processo de depósito aluvial ou seja, as particulas menores (e portanto mais leves), (partículas inferiores a 2 micra = 0.002mm), são levadas pela corrente de água e depositadas no lugar onde a força hidrodinâmica já não é suficiente para mantê-las em suspensão, esses locais são os chamados depósitos argilíticos.
As argilas assim geradas são chamadas de secundárias, já que a argilaprimária permanece no local onde se originou, sendo este o caso da formação das jazidas de caulino.
Num processo inverso, de litificação, a argila pode se transformar em rocha sedimentar se um depósito de argila for desidratado e submetido a compactação (normalmente pela pressão de camadas superiores), dá origem a rochas clásticas mais finas (lutitos ou pelitos) cujos exemplos podemos citar: osfolhelhos, que se apresentam bem estratificados, e os argilitos, que possuem pouca ou nenhuma estratificação.

2.2.2 Quartzo

O quartzo é o mais abundante mineral da Terra (aproximadamente 12% vol.). Alguns autores consideram mais abundantes os feldspatos, mas estes constituem um grupo, formado de várias espécies, não uma espécie só. Possui estrutura cristalina trigonal composta por tetraedrosde sílica (dióxido de silício, SiO2), pertencendo ao grupo dos tectossilicatos. O seu hábito cristalino é um prisma de seis lados que termina em pirâmides de seis lados, embora frequentemente distorcidas e ainda colunar, em agrupamentos paralelos, em formas maciças (compacta, fibrosa, granular, criptocristalina), maclas com diversos pseudomorfos. Possui dureza 7 na Escala de Mohs. Apresenta as maisdiversas cores (alocromático), caracterizando suas muitas variedades. Peso específico 2,65. Sem clivagem, apresentando fractura concoidal. O nome "quartzo" é de origem incerta, sendo a mais provável a palavra alemã "quarz", que por sua vez seria de origem eslava.
Mineradores de rochas contendo quartzo podem sofrer de uma doença denominada silicose.

2.2.3 Caulim

Caulim ou caulino é um...
tracking img