Candido Portinuari

693 palavras 3 páginas
INTRODUÇÃO
O trabalho relaciona questões sobre a formação estética do professor e vida e obra de um artista, Cândido Portinari.
Demonstramos como a formação estética altera o olhar, a sensibilidade do professor, sua forma de agir em sala de aula, e como essa mesma formação influência no estilo do artista escolhido.
Abordamos ainda a questão de como ainda é raro o acesso a arte, mesmo entre os educadores e ainda como cada um, artista ou professor, se dedica as artes, entendendo-a como cultura e não só diversão.
Esclarecemos também que arte é conhecimento adquirido ao longo dos anos, alterando a forma de agir do professor o olhar exterior do artista.
A formação estética do professor ainda é importante para solução dos problemas educacionais vivenciados atualmente.

O processo de humanização tem como um dos principais elementos os sentidos humanos. O entrosamento com as artes é muito importante para acumular conhecimento ao longo da vida. Arte é cultura.
O contato com as diversas vivências artísticas atribui características individuais para cada pessoa, entretanto ao se externar se torna muito social.
Cândido Torquato Portinari, nasceu em Brodowski, cidade do interior de São Paulo, filho de imigrantes italianos sua infância foi bastante pobre, mas desde criança se interessou pela arte. Quando tinha apenas 09 anos auxiliou pintores na decoração da Igreja matriz da sua cidade. Sua vivência com as artes era conforme suas condições permitiam, mas sempre lutou para melhorar seus conhecimentos.
Devido a sua infância difícil, o seus quadros retratavam na maioria das vezes questões sociais, mas no decorrer da vida foi se tornando mais sensível ao que estava ao seu redor. Isso só foi possível porque Portinari estudou bastante.
O processo de formação estética é muito importante

Relacionados