CANDIDO PORTINARI

1041 palavras 5 páginas
CANDIDO PORTINARI

O LAVRADOR DE CAFÉ

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014
Sequência didática sobre a obra Roda Infantil de Portinari
Oêêêêêêêê

Vamô que vamô pra mais um ano letivo!!!Deu pra descansar e recarregar as baterias?Desejo que sim, e que o ano letivo de 2014 seja muito bom!!
Hoje vou postar a sequência didática de artes sobre a obra de arte Roda Infantil de Portinari.Peguei muitas ideias na internet e adaptei a realidade das minhas crianças.

Desenvolvimento
Sequência didática sobre obra de Cândido Portinari
Área do conhecimento: Arte, língua portuguesa, história.

Inicialmente apresentar aos alunos a obra Roda Infantil de Cândido Portinari utilizando o projetor multimídia.
Falar sobre o artista Cândido Portinari, seu estilo, as cores usadas nas obras, o tipo de pintura, o abuso das linhas e das formas, etc.

Roda Infantil, 1932. Pintura a óleo / tela, 39 X 47 cm. Pintada em Brodowski, São Paulo.

DESCRIÇÃO:
Composição nos tons terras, azuis, ocres, verdes, cinzas, rosas, vermelhos, branco e preto. Textura lisa e pinceladas marcadas. Composição representando dez crianças brincando de roda e uma observando, em descampado, vendo-se Brodowski ao fundo e céu de tons azuis acinzentados. A roda ocupa a área central da composição, é formada por cinco meninos e cinco meninas, que estão de mãos dadas. As crianças estão em posições diversas e vestem roupas variadas, algumas estão calçadas, outras descalças e as que estão de frente, têm os traços fisionômicos sugeridos. À direita da composição, fora da roda, menino de pé, de perfil para a esquerda, observando a brincadeira. Um pouco mais a frente e à direita, brinquedo sugerindo ser um animal em cima de plataforma vermelha de rodinha e mais atrás, poste de iluminação. O chão é em tons terras, mais claros na área onde brincam as crianças. Ao fundo, vê-se parte da cidade de Brodowski, tendo à esquerda uma rua com três casas e árvores. À direita do centro, do outro lado da rua, a igrejinha de Santo Antônio

Relacionados