Cancro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1611 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

O cancro do pulmão é dos tipos mais frequentes de cancro e por isso este foi o tema escolhido para este trabalho.

O diagnóstico deste tipo de cancro levanta muitas questões para as quais é necessário haver respostas claras e perceptíveis que por vezes são difíceis de alcançar.

Quais são as principais causas para o aparecimento de Cancro do Pulmão?

90% dos casos de cancro dopulmão são causados pelo hábito de fumar cigarro, enquanto que uma minoria é consequência das substâncias que se encontram ou que se aspiram no local de trabalho. Trabalhar com amianto, radiação, arsénico, crómio, níquel, éter clorometílico, gás mostrada e emissões de choque dos fornos estão relacionadas com o cancro do pulmão.

Por vezes, há algumas formas de cancro do pulmão, principalmente oadenocarcinoma e o carcinoma de células alveolares, verificam-se em pessoas que os pulmões possuem cicatrizes causadas por outras doenças pulmonares, como a tuberculose e a fibrose.

Quais os sintomas de Cancro do Pulmão?

Os sintomas e sinais mais comuns de cancro do pulmão são:

. Tosse que não desaparece que piora com o passar do tempo

. Dor constante no peito

. Tosse acompanhadade sangue

. Falta de ar, asma ou rouquidão

. Problemas recorrentes, como pneumonia ou bronquite

. Inchaço do pescoço e rosto

. Perda de apetite ou de peso

. Fadiga

Normalmente, a fase inicial do cancro não causa dor. Mas se a pessoa sentir estes sintomas deve recorrer a um médico.

Que tipos de Cancro do Pulmão existem?

A maior parte dos cancros do pulmão começam nosbrônquios, denominando-se pelo nome de carcinoma brônquico. Os vários tipos deste cancro são o carcinoma epidermóide, o carcinoma de células pequenas, o carcinoma de células grandes e o adenocarcinoma.

A classificação das formas de cancro baseia-se no tamanho do tumor, na sua possível propagação aos gânglios linfáticos próximos ou a órgãos distantes. As diversas categorias denominam-se fases. Cadafase de um cancro tem o seu tratamento mais apropriado e permite ao médico estabelecer o prognóstico.

Como pode ser diagnosticado o Cancro do Pulmão?

Para encontrar a causa dos sintomas, o médico avalia a história médica da pessoa, história familiar de cancro e o histórico como fumador, especialmente se tem acessos de tosse persistente que pioram ou quando apresenta algum sintoma deperturbação pulmonar.

A maioria dos tumores do pulmão detecta-se através de uma radiografia ao tórax. Dado que uma radiografia não fornece uma prova segura de cancro, é necessário um exame ao microscópio a uma amostra de tecido ou noutro caso praticar uma Broncoscopia. Se o cancro for demasiado profundo para ser alcançado por um broncoscópio, o médico pode obter uma amostra mediante a inserção de umaagulha através da pele, enquanto efectua uma tomografia axial computorizada (TAC), este procedimento denomina-se biopsia com agulha.

Que tratamentos existem para curar os vários tipos de cancro do pulmão?

No caso de o doente possuir tumor brônquico não cancerosos, estes geralmente, extirpam-se cirurgicamente, dado que podem obstruir os brônquios e tornarem-se cancerosos com o tempo.

Apesar dese poder extirpar cirurgicamente entre 10% e 35% das formas de cancro, os resultados nem sempre são a cura. Entre os doentes submetidos à extirpação, só entre 25% e 40% sobrevivem pelo menos durante 5 anos a contar do diagnóstico. Estes doentes devem submeter-se a controlos regulares porque o cancro do pulmão recidiva em 6% a 12% dos doentes operados.

No caso dos indivíduos que continuam afumar depois da intervenção a percentagem é muito mais elevada.

Quando o cancro se propaga para alem dos pulmões ou quando se situa demasiado perto da traqueia ou quando o individuo sofre de outra doença grave, como por exemplo, uma doença cardíaca ou pulmonar grave, nesse caso a cirurgia não é útil. Mas no caso de o indivíduo sofrer de outra doença grave pode aplicar-se radioterapia. Nestes...
tracking img