Cancro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5230 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
“A palavra cancro, refere-se a um tumor maligno, invasivo, e à doença resultante desse tumor. Um tumor è qualquer aumento de volume ou tumefacção, embora actualmente o uso corrente do termo se limite a tumefacções que envolvem tecido neoplásico. Oncologia é o estudo dos tumores e dos problemas associados. Neoplasia significa “crescimento novo” e refere-se ao crescimento anormal de tecido,resultante de uma proliferação celular invulgarmente rápida que persiste após o crescimento normal do tecido ter cessado ou abrandado consideravelmente. Uma neoplasia pode ser maligna, capaz de se disseminar e agravar, ou benigna, sem tendência para se disseminar e de agravamento pouco provável. […] À medida que o tumor cresce pode comprimir tecidos adjacentes e prejudiciais as suas funções, podendomesmo, em alguns casos provocar a morte. Os tumores malignos podem disseminar-se por crescimento e expansão locais ou pela formação de metástases (termo que significa deslocar-se para outro sitio), que resulta da separação de células tumorais da neoplasia primitiva e do seu transporte. Através do sistema linfático ou circulatório, para um novo local, onde se irá formar uma segunda neoplasia ” (SEELEY,STEPHENS, TATE, 2003)
Índice

INTRODUÇÃO 5
CANCRO 6
TIPOS DE CANCRO 7
FACTORES DE RISCO 9
GENÉTICA 11
DETECÇÃO 13
SINTOMAS 14
DIAGNÓSTICO 15
TRATAMENTO 17
CANCRO E NUTRIÇÃO E ACTIVIDADE FÍSICA 20
CUIDADOS DE ACOMPANHAMENTO 20
INVESTIGAÇÃO 21
EPIDEMIOLOGIA 22
CONCLUSÃO 23
BIBLIOGRAFIA 24

INTRODUÇÃO

O cancro tem início nas células, as células crescem edividem-se para formar novas células. As células envelhecem, morrem e são substituídas por novas células, assim é o seu ciclo de vida.
Por vezes este procedimento ordeiro e controlado corre mal: formam-se células novas, sem que o organismo necessite e, ao mesmo tempo, as células velhas não morrem. Estas células invadem e destroem tecidos adjacentes, podendo espalhar-se para lugares distantes nocorpo, através de um processo chamado metástase. Estas propriedades malignas do cancro diferenciam-no dos tumores benignos, que são autolimitados no seu crescimento e não invadindo tecidos adjacentes.
Infelizmente hoje em dia existem imensas pessoas em todo o mundo que combatem diariamente o cancro.
“A investigação constante, numa área de intervenção tão importante como o cancro é,inquestionavelmente, necessária. Cada vez se sabe mais sobre as suas causas, sobre a forma como se desenvolve e cresce, ou seja, como progride. Estão, também, a ser estudadas novas formas de o prevenir, detectar e tratar, tendo sempre em atenção a melhoria da qualidade de vida das pessoas com cancro, durante e após o tratamento.” http://www.roche.pt/sites-tematicos/infocancro/index.cfm

CANCRO
O cancro é aproliferação anormal de células.
Habitualmente, as células crescem e dividem-se, com o intuito de formar novas células, mas por vezes isso não acontece, ocorre um crescimento desordenado das células, e estas invade e destrói os tecidos vizinhos e os órgãos, podendo espalharem-se para outras regiões do corpo, através do processo designado de metástase. (1)
Existem dois tipos de tumores: os benignose os malignos.
* Os tumores benignos não são considerados tumores. Este tumor é composto por células do tecido conjuntivo que, sem razão aparente, se multiplicam a uma velocidade muito maior do que a normal, mas não invadem os tecidos vizinhos, nem se propagam aos tecidos afastados.
Podendo, no entanto, serem removidos cirurgicamente. Mas, a falta de tratamento pode levar a morte caso a sualocalização seja num órgão vital. (2)
* Os tumores malignos são denominados por cancro. Ao contrário dos tumores benignos, estes possuem duas características potenciais, podendo ou não manifestar-se no momento em que a doença é diagnosticada:
-Podem-se espalhar por metástases, isto é, aparecer tecido tumoral noutros órgãos diferentes daquele de onde se origina
-Podem infiltrar outros...
tracking img