Cancro da mama

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 144 (35920 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Superior de Saúde Egas Moniz
Curso de Licenciatura em Fisioterapia
Ano Lectivo 2011/2012

Benefícios da Fisioterapia na
Redução do Linfedema após Cirurgia
do Cancro de Mama
U.C.: Investigação Aplicada em Fisioterapia I



Monte da Caparica, 18 de Janeiro de 2012
Introdução

Actualmente o cancro da mama é um dos maiores problemas da saúde pública. Apesar de não ser o quetem maior taxa de mortalidade, apresenta uma taxa de incidência elevada, sobretudo em mulheres, apesar de ocorrer também em indivíduos do sexo masculino (um em cada 100 casos de cancro ocorrem no sexo masculino). Em Portugal, verifica-se uma população de cerca de 5 milhões de mulheres, onde surgem 4.500 novos casos de cancro da mama por ano, isto é, em média são diagnosticados 11 novos casosdiários de cancro da mama, onde por dia morrem 4 mulheres devido a esta doença (Liga Portuguesa Contra o Cancro: Rastreio do cancro da mama, 2009).
É fundamental a realização de um diagnóstico precoce para a suspeita de cancro da mama, sendo considerados três procedimentos de saúde: o exame clínico das mamas realizado por um profissional especializado, a mamografia e o auto-exame das mamas executadode maneira adequada (Carvalho L.C., Caixeta D.M. & Souza L.M., 2009, p. 75).
Existem vários tipos de tratamento para a neoplasia maligna da mama, sendo estes a cirurgia não conservadora (mastectomia radical e a mastectomia radical modificada), a cirurgia conservadora (quadrantectomia e tumorectomia), as cirurgias complementares (linfedenectomia axilar, a biópsia do gânglio sentinela, oesvaziamento ganglionar axilar), a radioterapia, a quimioterapia e a hormonoterapia.
O tratamento do cancro da mama exige, actualmente, procedimentos cirúrgicos conservadores, como a quadrantectomia, estando associado outro tipo de procedimento como a radioterapia e a quimioterapia. Na realidade o tratamento clínico constitui um importante componente do tratamento de quase todos os estadios decancro da mama invasivo (Coelho C., 2008, p. 24).
A radioterapia, que consiste na aplicação de radiação localizada na área afectada, tem demonstrado efeitos locais no cancro da mama, embora tenha um papel importante no controlo loco-regional da doença. É utilizada como terapêutica adjuvante na combinação com a terapêutica avançada loco-regional ou em doença metastática. Já a quimioterapia é uma formade tratamento sistémico que vai diminuir a probabilidade de aparecimento de metástases, bem como o desenvolvimento da doença a nível loco-regional. A hormonoterapia é utilizada quando existem receptores de estrogénio e progesterona positivos, no tecido removido (Coelho C., 2008, p. 25).
A cirurgia, independentemente do tipo, provoca alterações físicas e também psicológicas, uma vez que éconferido um símbolo de feminilidade e fertilidade à mama, para além de ser uma zona erógena, podendo ocorrer alterações dos hábitos de vida, da dinâmica familiar e social. Segundo Jerónimo (2002), citado por Coelho C. (2008), a forma de adaptação à nova situação de doença vai depender da importância que a mulher dá à sua auto-imagem, da capacidade de aceitação da doença por si própria e sobretudo porparte dos outros (família e parceiro sexual), bem como do apoio psicológico que lhe é prestado (Coelho C., 2008, p. 28-29).
Após a realização da cirurgia, muitas mulheres iniciam logo a recuperação na Fisioterapia, levando a uma diminuição das complicações, como a prevenção de linfedema, retracções e perda da funcionalidade do ombro, elevando a auto-estima da paciente para assumir as suasactividades normais (Silva M. et al, 2004, p. 126).
A Fisioterapia deve ser iniciada no pré-operatório, para que se possam conhecer as alterações pré-existentes e identificar os possíveis factores de risco para as complicações pós-operatórias. Se necessário, o tratamento de Fisioterapia é iniciado nessa fase, de modo a minimizar e prevenir as possíveis complicações identificadas. Imediatamente ao...
tracking img