Canclini

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (339 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – USP
CELACC – Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura

Teorias da Cultura


Em leitura do texto Leitores, espectadores e internautas, Canclini trabalhaperspectivas, descrições do cotidiano moderno e os efeitos do mundo globalizado no comportamento da sociedade.
Canclini utiliza uma linguagem sedutora e irônica, repleta de palavras envolventes que levao leitor desatento a não desconfiar de suas reais afirmações.
Trabalha a descrição dos consumidores, o corpo, o espectador, a interatividade, o internauta e os leitores. Ele critica as políticaspúblicas, a globalização e o marketing. Fala sobre o prazer pelo consumo, as novas tecnologias e o perfil dos novos consumidores.
Destaca a problemática da robotização do pensamento humano, questiona asleis de incentivo á leitura através de livros de papel, quando a leitura pode ser realizada por diversas formas, cria a ideia de Museu da Globalização, banalizando os museus como se hoje eles fossemresumidos á arquivos.
Ele parece categorizar os temas, mas na verdade eles estão interligados desde a primeira fala.
Fala sobre: A educação e a formação de leitores e espectadores críticos quecostumam frustrar-se pela persistência das desigualdades socioeconômicas, e também porque as políticas culturais se desdobram num cenário pré-digital. Insistem em formar leitores de livros, e, à parte,espectadores de artes visuais (quase nunca de televisão), enquanto a indústria está unindo as linguagens e combinando os espaços: ela produz livros e também áudio-livros, filmes para o cinema e para osofá e o celular (CANCLINI, 2008, p.17).
Canclini usa temas do cotidiano atual, cujo o conhecimento e discussão já é conhecida, como em Consumidores, onde ele critica as ações tomadas pelas empresas quenos empurram produtos e serviços sem que haja uma preocupação além do exercício de vender.
Pensa de modo que leva o leitor a refletir sobre o ato de ler, assistir e navegar nos tempos atuais,...
tracking img