Cancer

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1261 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Câncer:
A população com mais de 60 anos tem aumentado de forma importante nos países em desenvolvimento, e essa população vem crescendo em ritmo mais acelerado do que a de jovens e adultos, estabelecendo uma mudança demográfica, o que caracteriza o processo de envelhecimento populacional observado atualmente. (BANA et al, 2005).
O câncer é uma doença relacionada com a idade, estudosepidemiológicos nos mostram que a idade é um dos principais fatores de risco para desenvolver o câncer (BRAGA; TEIXEIRA; CHAMMAS, 2006).
Pelo aumento da expectativa de vida da população a incidência de câncer tende a aumentar (DIAS, 2005).
Câncer é definido como um conjunto de doenças que se caracteriza pelo progressivo acúmulo de mutações no genoma de uma célula, levando a alterações na expansão oufunção de genes-chave responsável pela manutenção da homeostasia celular (BRAGA; TEIXEIRA; CHAMMAS, 2006).
O termo câncer é aplicado para uma multiplicidade de doenças malignas caracterizadas pelo crescimento anormal das células (ANDERSON et al,1988).
Os cânceres matam em conseqüência da invasão destrutiva de órgãos normais por extensão direta e disseminação para locais distantes através do sangue,linfa ou superfícies serosas. O comportamento clínico anormal das células cancerosas é freqüentemente refletido por aberrações biológicas, como mutações genéticas, translocações cromossômicas, expressão de características fetais ou outras características antológicas discordantes, bem como pela secreção inapropriada de hormônio ou enzimas (SIMONE, 2001).
As alterações metabólicas aparecemfrequentemente após o inicio do crescimento do tumor e, então, o tratamento para tais alterações pode influenciar o estado clinico do paciente. O tratamento destas alterações nem sempre está relacionado à erradicação do problema inicial, ou seja, a massa tumoral.
A cirurgia para a câncer é o procedimento mais útil para estabelecer um diagnósticos histológicos, excisar o tumor primário com margenscirúrgicas bem definidas e sem tumor, bem como determinar a extensão do câncer mediante procedimentos de estadiamento. A cirurgia é um meio simples e seguro para remover os tumores sólidos, quando o tumor está confinado a um local anatômico especifico de origem. Entretanto, mesmo no caso de alguns tumores sólidos, a maioria dos pacientes já apresentava doença metastáticas por ocasião de suamanifestação. Na avaliação de uma grande cirurgia de grande porte para um determinado paciente, é importante avaliar a relação risco – benefício operatório para procedimento dentro do contexto de remoção completa. Além disso, a complexidade técnica do procedimento cirúrgico, o tipo de anestesia necessária e a experiência dos profissionais também precisam ser considerados (SIMONE, 2001).

Etapas daCarcinogênese:

1º - INICIAÇÃO:
Ocorre Alterações No DNA.Mutações Ocorrem Em Qualquer Parte Do Genoma, Porém Os Responsáveis Pelo Desenvolvimento Do Câncer Ocorrem Nos Genes Supressores De Tumores E Nos Protoncogenes (BRAGA; TEIXEIRA; CHAMMAS, 2006).
2º - PROMOÇÃO:
As células geneticamente alteradas sofrem efeito de agentes que não são mutagênicos, mas que vão promover a expansão da população celularque carrega uma mutação inicial (BRAGA; TEIXEIRA; CHAMMAS, 2006).
3º - MANUTENÇÃO:
As células geneticamente alteradas são mantidas na população. Nossas células têm um mecanismo de reparo do DNA, não desenvolvem rapidamente o câncer, pois em geral os mecanismos de reparo são eficientes A manutenção significa que a célula alterada escapou dos mecanismos homeostáticos intracelulares que levariama apoptose (BRAGA; TEIXEIRA; CHAMMAS, 2006).
4º - PROGRESSÃO TUMORAL:
A progressão se da em função do acúmulo de mutações. Células tumorais apresentam mecanismos de reposição de extremidades cromossômicas, ou seja, não ocorre o encurtamento das extremidades dos cromossomos o que torna sua capacidade de replicação indefinidamente (BRAGA; TEIXEIRA; CHAMMAS, 2006).

Câncer de Pâncreas:...
tracking img