Cancer de pele

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1976 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇAO


Neste trabalho acadêmico abordaremos o tema, Câncer de Pele onde iremos citar, a importância da pele, funções da pele, classificar os tipos de câncer de pele, como se desenvolvem , prevenção , tratamento
A pele é um órgão de muita importância pois é o maior órgão do corpo humano.
A pele é dividida em duas camadas: uma externa, a epiderme, e outra interna, a derme. A peleprotege o corpo contra o calor, a luz e as infecções. Ela é também responsável pela regulação da temperatura do corpo, bem como pela reserva de água, vitamina D e gordura. Este órgão é essencial para a vida humana se grande parte da pele for danificada ou destruída o individuo sofrera problemas significativos correndo risco eminente de morte.































1- Definiçao de PeleA pele é o órgão integrante do sistema tegumentar (junto ao cabelo e pêlos, unhas, glândulas sudoríparas e sebáceas), que tem por principais funções a proteção dos tecidos subjacentes, regulação da temperatura somática, reserva de nutrientes e ainda conter terminações nervosas sensitivas. A pele é o revestimento externo do corpo, considerado o maior órgão do corpohumano e o mais pesado, constitui-se de 15% do peso corporal cobrindo quase todo o corpo com exceção dos orifícios genitais e alimentares, olhos e superfícies mucosas genitais.Compõe-se da pele propriamente dita e da tela subcutânea.

2- Definição de Câncer de Pele
O câncer de pele é um tumor formado por células da pele que sofreram uma transformação e multiplicaram-se de maneira desordenada eanormal dando origem a um novo tecido, a neoplasia. Entre as causas que predispõe ao início desta transformação celular aparece como principal agente a exposição prolongada e repetida à radiação ultravioleta do sol.


3 - Tipos de Câncer de Pele


Os tipos mais comuns são carcinoma basocelular , carcinoma espinocelular geralmente não se espalham para outras partes do corpo. O tipo maisperigoso é o melanoma, que pode ser fatal se não tratado brevemente, devido a sua capacidade de realizar metástase. Entretanto, o melanoma corresponde apenas a uma pequena porção dos casos de câncer de pele.


1- Carcinoma Basocelular


É o câncer da pele mais frequente, representando cerca de 70% de todos os tipos. Sua ocorrência é mais comum após os 40 anos de idade, nas pessoas de pele clara, eseu surgimento tem relação direta com a exposição acumulativa da pele à radiação solar durante a vida. Por ser um tumor de crescimento muito lento e que não apresenta metástases é o de melhor prognóstico entre os cânceres da pele. No entanto, pode apresentar característica invasiva e, com o seu crescimento, destruir os tecidos que o rodeiam atingindo até a cartilagem e os ossos.
Estesapresentam características específicas:
• Maior parte das lesões aparecem na face


• Inicia-se como pequena lesão consistente, de cor rosada ou translúcida e aspecto "perolado", liso e brilhante, com finos vasos sanguíneos na superfície e que cresce progressiva e lentamente, outras lesões podem ter as mesmas características mas com coloração escura

• Na sua evolução pode ulcerar ou sangrardevido a pequenos traumatismos (como o roçar da toalha de banho), podendo, com isso, apresentar uma crosta escura na sua superfície.

• Outras lesões crescem em extensão atingindo vários centímetros sem contudo aprofundar-se nos tecidos abaixo dela . A forma mais agressiva acontece quando o tumor invade os tecidos em profundidade (basocelular terebrante), com grande potencial destrutivoprincipalmente se atingir o nariz ou os olhos.

[pic] [pic]
Foto 1 lesão rosada e lesão com coloração escura. Foto 2 antes e após cirurgia carcinoma basocelular.

3.2 – Carcinoma Espinocelular

O carcinoma espinocelular é um tumor maligno da pele, representando cerca de 20 a 25% dos cânceres da pele. Pode surgir em áreas de pele sadia ou previamente comprometidas por algum outro...
tracking img