Cancer de mama

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1152 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
IMPORTANCIA DA GENETICA NA CURA DE DOENҪAS

Raabe Starlen Benaion Marques
Osimar Brasil

Resumo
O trabalho se trata do câncer de mama e caso os diagnósticos estão ocorrendo precocemente, em cada nove mulheres americanas uma via desenvolver tumor de mama, as estatísticas brasileiras não devem estar muito distante desses números na maioria das vezes o câncer de mama e manifestado nasmulheres obesas.
A importância da genetica é que ela deve receber a orientação padrão dada a todas as mulheres que não fazem parte dos 10% que pertencem ao grupo de risco e  precisam fazer o teste de mutação genética, ou seja, ela deve fazer mamografia a cada dois anos depois que completar 40 anos, e anualmente depois dos 50 anos.

Palavras-Chaves:
* O que é o câncer de mama ?
* Prevenҫão* Sintomas
* Tratamento
* Fatores de risco
* Qual é o melhor tratamento ?

O que é Câncer de mama?
O câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente na mulher brasileira e consiste no desenvolvimento anormal das células da mama, que multiplicam-se repetidamente até formarem um tumor maligno.
Sintomas
O sintoma mais comum de câncer de mama é o aparecimento de um caroço.Nódulos que são indolores, duros e irregulares têm mais chances de ser malignos, mas há tumores que são macios e arredondados. Portanto, é importante ir ao médico. Outros sinais de câncer de mama incluem:
* inchaço em parte do seio;
* irritação da pele ou aparecimento de irregularidades, como covinhas ou franzidos, ou que fazem a pele se assemelhar à casca de uma laranja;
* dor no mamilo ouinversão do mamilo (para dentro);
* vermelhidão ou descamação do mamilo ou pele da mama;
* saída de secreção (que não leite) pelo mamilo;
* caroço nas axilas
Prevenҫão
O exame das mamas realizado pela própria mulher, apalpando os seios, ajuda no conhecimento do próprio corpo, entretanto, esse autoexame não substitui o exame clínico das mamas realizado por um profissional de saúdetreinado. Caso a mulher observe alguma alteração, deve procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo de sua residência. Mesmo que não encontre nenhuma alteração no autoexame, as mamas devem ser examinadas uma vez por ano por um profissional de saúde.
Ter uma alimentação saudável e equilibrada (com frutas, legumes e verduras), praticar atividades físicas (qualquer atividade que movimenteseu corpo) e não fumar. Essas são algumas dicas que podem ajudar na prevenção de várias doenças, inclusive do câncer.

Tratamento
O tratamento varia de acordo com o tipo e estágio do tumor. Assim, a definição terapêutica é determinada caso a caso. Vale lembrar, que quando mais ceso for descoberta a doença, maiores serão as suas chances de cura. No entanto, hoje é possível sim viver bem mesmo coma doença metastática.
OS TRATAMENTOS SÃO CLASSIFICADOS EM TERAPIA LOCAL E TERAPIA SISTÊMICA:
TERAPIA LOCAL:
Cirurgia e radioterapia visam tratar o tumor no local, sem afetar o resto do organismo.
Cirurgia: é a modalidade de tratamento mais antiga e, quando o tumor encontra-se em estágio inicial e em condições favoráveis para a retirada, a mais efetiva.
Radioterapia: utiliza a radiaçãoionizante. É muito utilizada para tumores localizados, para os quais não há necessidade de retirada de grande parte da mama ou para tumores que não podem ser retirados totalmente por cirurgia, ou quando se quer diminuir o risco de que o câncer volte a crescer.
TERAPIA SISTÊMICA:
São medicamentos administrados por via oral ou diretamente na corrente sanguínea, para atingir as células cancerosas emqualquer parte do corpo. A quimioterapia, a terapia hormonal e a terapia-alvo são exemplos de terapias sistêmicas
Quimioterapia: Tratamento que utiliza medicamentos, orais ou intravenosos, com o objetivo de destruir, controlar ou inibir o crescimento das células doentes
Terapia Hormonal: Tem como objetivo impedir a ação dos hormônios que fazem as células cancerígenas crescerem. Age bloqueando...
tracking img