Cancer colo do utero

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1542 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O câncer caracteriza-se por uma divisão celular anormal ilimitada e pela disseminação dessas células nos tecidos saudáveis do corpo. Dessa maneira, sem uma intervenção apropriada, essa disseminação pode difundir-se levando a destruição dos tecidos e conseqüentemente a morte do individuo. Existem vários tipos de tratamento do câncer, são eles, o Radioterápico, o Cirúrgico e o Quimioterápico.
Ocâncer de colo de útero apresenta um dos mais altos potenciais de cura, chegando a 100% quando diagnosticados e tratados precocemente, em estágios iniciais.
Esse tipo de neoplasia maligna é considera um tanto quanto bom de prognóstico, porém ainda existem muitas mulheres as quais infelizmente, são ausentes no que se diz respeito com a profilaxia e quando vem a descobrir já esta em um grau avançado,onde muitas vezes não se tem mais nada a fazer.
É importante dizer que células cancerosas são capazes de se duplicar, formando novas células, com maior rapidez que as células normais, acelerando assim a formação do câncer.
Como se explica na figura acima, nosso organismo tem uma série de mecanismos que corrigem boa parte desses defeitos. Porém, alguns escapam e vão se acumulando e é dessacombinação de defeitos que pode surgir o câncer. Assim, uma célula com mutações pode se dividir, formando duas novas células que também apresentarão defeito. Essas duas células também vão se dividir, e então, após várias divisões, haverão inúmeras células anormais. As células com mutações podem perder sua função e o controle de sua divisão, determinando o aparecimento de tumores ou do câncer.2. FUNDAMENTAÇÃO TEORICA

2.1. ANATOMIA

O útero é um órgão fibromuscular, ímpar, oco, em forma de pêra invertida, localizado no plano sagital mediano da cavidade pélvica (pelve verdadeira). Recebe as tubas uterinas na região mais abaulada (cranial) e continua-se, inferiormente, com a vagina, com a qual forma usualmente um ângulo de 90 graus. Apresenta paredes espessas, formadasprincipalmente por fibras musculares lisas (miométrio), sendo a parte interna revestida por mucosa (endométrio) e a externa pelo peritônio (perímetro). Este último é extremamente delgado, de tal maneira que a sua tonalidade avermelhada é decorrente da visibilização, por transparência, de sua musculatura.

O colo do útero apesar de ser uma parte do útero, as suas características anatômicas, funcionais,histológicas e patológicas torna o colo do útero de grande importância, e alguns autores o estudam como órgão à parte que se modifica no decorrer da vida. Assim como o corpo do útero, acha-se tunelizado no centro, formando o canal do colo do útero (canal cervical), que tem forma cilíndrica e promove a comunicação da cavidade endometrial com a vaginal.

Pela posição anatômica o colo do útero pode serdividido em duas regiões: 1ª porção supravaginal do colo (apresenta maior quantidade de fibras musculares lisas) e 2ª porção vaginal do colo (apresenta maior concentração de tecido conjuntivo).

Porção supravaginal do colo - Porção que está em comunicação com o istmo do útero e fica mergulhada no tecido pélvico subperitoneal. Nela fixa-se o retinaculum uteri e, lateralmente, a cerca de 5 cm,localiza-se o intercruzamento do ureter com a artéria uterina.
Porção vaginal do colo ou portio vaginalis - É a região visibilizada durante o exame. especular.

O colo do útero estende-se do óstio externo ao óstio interno, sendo no seu interior percorrido pelo canal do colo do útero (cervical) que tem relevo papilar. Na parede do canal cervical encontram-se inúmeras pregas transversais ecanais laterais que são ramificações dessas pregas.

2.2. EPIDEMIOLOGIA

O câncer de colo de útero representa uma das mais atendidas no INCA (Instituto Nacional do Câncer), esse tipo de neoplasia é mais comum em mulheres entre 35 e 50 anos de idade.

Com a disseminação dos programas de rastreamento de tal patologia em todo o mundo, realizados por meio de coleta de exames de colpocitologia...
tracking img