Cancer adulto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1682 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O câncer e a psicologia

Resumo:
Por que eu? Esta é a pergunta que imediatamente é feita quando se recebe a confirmação do diagnóstico de câncer. A vida então parece desmoronar junto com todos os projetos futuros. O câncer ainda hoje é percebido como um castigo associado à idéia de morte. Este tipo de reação no paciente tende a não ajudar nos próximos passos para o tratamento da doença.
Porisso se torna útil o atendimento psicológico para ajudar a pessoa a lidar com a doença e perceber o que pode e deve ser mudada em si mesma: atitudes, crenças, valores e expectativas, visando uma melhor qualidade de vida. Por isso neste trabalho iremos apresentar um pouco sobre a reação e os sentimentos dos pacientes que recebem este diagnóstico e também apresentar sobre a área da psicologia queabrange este tratamento psicológico.

Câncer e seu diagnóstico
Receber um diagnóstico de câncer geralmente traz ao paciente aspectos emocionais que merecem ser avaliados e estudados, tanto quanto, ou até mesmo mais do que a doença em si. Afinal, sabe-se que a eficácia do tratamento, tanto cirúrgico quanto quimio e radioterápico, dependerá muito do estado emocional do paciente. Além disso, umdiagnóstico de câncer sempre traz fortes abalos emocionais ao paciente que passa a vivenciar a doença com muita angústia, ansiedade, depressão e temor da morte (Corrêa 2000).
O diagnóstico de câncer precede dor, sofrimento, temor e desfalecimento das motivações de quem recebe o diagnóstico. O paciente passa a vivenciar o diagnóstico como uma punição, abalando assim a sua auto – estima (Rezende1996).
Estudos mostram que o paciente portador de câncer irreversível apresenta alterações emocionais características. Num primeiro momento, após a revelação do diagnóstico, o paciente tende a não aceitá-lo, passando a viver a fase de negação da doença. (Nutter, 1985 e Kovács e cols, 1996).
Em seguida torna-se um pessoa hostil, passando a tratar a todos que o cercam também com hostilidade. Outraalteração emocional vivenciada pelo paciente é o estado de barganha; nessa fase o paciente tenta negociar com os profissionais de saúde e familiares a forma como gostaria de ser tratado. O autor ressalta ainda que é comum o paciente desistir de lutar contra a doença, entrando assim, numa fase de depressão, ou seja, o paciente passa a elaborar a aceitação da doença dando-se por vencido, originandoassim o medo de morrer. Por fim, o paciente entra na fase de aceitação da doença. Nessa fase, o doente passa a aceitar o diagnóstico de câncer, aceitando assim o prognóstico dado ao seu estado de saúde, passando a contribuir de maneira mais satisfatória ao tratamento da doença (Nutter, 1985 e Kovács e cols, 1996).
São inúmeros os aspectos emocionais vivenciados pelo paciente com câncer. Taisaspectos emocionais variam de paciente para paciente, porém, de uma forma ou de outra, o paciente oncológico sofre abalos emocionais que muitas vezes contribuem para um maior agravamento da doença. Entre as alterações emocionais mais presentes encontram; os distúrbios de humor, sintomas depressivos ou ansiosos, medo da morte e outros. Com tais alterações emocionais o paciente com câncer passa a verapenas a doença e suas conseqüências, não enxergam saídas ou cura, vê-se apenas a morte (Morera 1994).
Os estados de ânimo apresentado pelo paciente que recebe o diagnóstico de câncer dificultam a aceitação da doença e adesão ao tratamento. Pois, ao invés de se instalar no paciente o desejo de reagir e lutar contra a doença, instala-se a resignação, a negação da doença e automaticamente, o pacienterecusa a fazer o tratamento, dificultando ainda mais o quadro da doença, podendo levar realmente o paciente à morte (Chacon, 1989e Mayol 1995).
De acordo com Miceli (1998) o adoecer sempre vem acompanhado de pensamentos e sentimentos mórbidos. O adoecer tem sido uma ameaça de morte ou uma ameaça à auto – imagem corporal de quem adoece. Sabe-se que o paciente com diagnóstico de câncer costuma se...
tracking img