Cance na Gestaçãor

1314 palavras 6 páginas
Câncer na Gravidez
O que é Câncer?
Câncer é o nome genérico para um grupo de mais de 200 doenças. Embora existam muitos tipos de câncer, todos começam devido ao crescimento anormal e fora de controle das células. É também conhecido como neoplasia. A ciência que estuda o câncer se denomina Oncologia e é o oncologista o profissional que trata a doença. Os cânceres que não são tratados podem causar doenças graves e morte.
Causas do Câncer
O processo de formação do câncer é chamado de carcinogênese e, normalmente ocorre lentamente, podendo levar vários anos para que uma célula cancerosa prolifere e dê origem a um tumor visível.
A carcinogênese é um processo altamente complexo do qual participam fatores de risco herdados e fatores de risco ambientais, como a alimentação, o tabagismo, a ocupação e a exposição à radiação e a agentes químicos.
Possíveis causas do câncer
Fatores Externos:
Exposição às radiações.
Exposição a produtos químicos.
Vírus.
Consumo de cigarro.
Consumo de álcool.
Dieta inadequada.
Falta de exercícios físicos.
Exposição ocupacional.
Fatores Internos:
Sistema imunológico comprometido.
Predisposição genética.
Hormônios.
Como diminuir o risco de ter câncer
Não fume. Os tabagistas são 10 vezes mais susceptíveis de ter câncer de pulmão comparado àqueles que nunca fumaram, o consumo de tabaco é a causa de morte que mais pode ser prevenida atualmente.
Abandone costumes alimentares pouco saudáveis e a obesidade. Escolha alimentos com fibras, grãos e com pouca gordura. Consuma frutas diariamente. Seja fisicamente ativo e mantenha um peso adequado.
Evite a exposição excessiva ao sol. Use protetor solar (FPS 15-30) e roupas minimizando sua exposição.
Evite o consumo de álcool. Beber grandes quantidades de álcool pode provocar câncer de boca, esôfago e fígado. Consuma com moderação especialmente se você também fumar.
Evite a exposição ocupacional. Siga as normas para evitar exposição às radiações, agentes químicos e pesticidas.

Relacionados