Canavial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2793 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
trabalho sobre a Indústria Canavieira - Processos, Riscos e Prevenção nos canaviais
Professora:
Disciplina: Processos















Indústria Canavieira
Processos, Riscos e Prevenção nos canaviais

1. INTRODUÇÃO

A cana-de-açúcar é a principal matéria prima da indústria sucroalcooleira, sendo um dos principais produtos agrícolas do Brasil, cultivada desde a época dacolonização. Do seu processo de industrialização obtêm-se como produtos o açúcar nas suas mais variadas formas e tipos, o álcool (anidro e hidratado), o vinhoto e o bagaço. O Brasil hoje é o principal produtor de cana-de-açúcar no mundo.

2. PROCESSOS
2.1 ETAPAS DO PROCESSO PRODUTIVO DA CANA
A cana é coletada, em sua maioria na maior parte do Brasil, por trabalhadores rurais que a fazem manualmente.Debaixo de muito sol e durante horas, homens e mulheres com alguns poucos materiais de segurança, mas sempre com um facão, cortam a cana para mandar o material para as usinas. Os trabalhadores ganham por produção diária, por isso muitos se sujeitam a ficar horas sem descanso. Nos últimos anos aqui no Brasil, o trabalho manual vem sendo trocado pelo mecânico. Uma única colheitadeira faz o trabalhode 80 homens, diariamente. Na última safra no estado de São Paulo, mais de 50% da colheita foi feita por máquinas. Estima-se que em alguns anos, o trabalho de colheita feito manualmente seja extinto, embora no Norte/Nordeste do país, muitas famílias trabalham nessa área. Um fator que poderia também impedir a expansão mecânica é o alto custo do maquinário.
Depois de colhida no campo, a cana vaiaté as usinas por meio de caminhões. No parque industrial, o carregamento é pesado. É necessário avaliar a quantidade de açúcar que a cana possui. Do carregamento é retirada uma amostra da cana que vai para um laboratório, que medirá o índice de ATR (Açúcar Totais Recuperáveis), que nada mais é que a quantidade correta de açúcar que contém na cana.
Após a pesagem a cana pode ter dois destinos:ou é encaminhada para mesa alimentadora da usina, caso ela tenha sido extraída manualmente será lavada ou ventilada numa limpeza a seco para retirar as impurezas. Em algumas usinas há zonas de estocagem, onde a cana ficará guardada. Ou se a cana for recolhida mecanicamente ela vai direto ao picador. A cana será passada por um processo de preparação para extração do caldo, aumentando sua densidade ecapacidade de moagem. Depois a cana é levada até um desfibrador, para facilitar a extração do caldo. Após o desfibrador a cana irá passar ou pela utilização de moendas ou difusor de cana. Depois de extraído o caldo, o bagaço da cana será dirigido para as caldeiras, sendo queimado e utilizado como energia. Já o caldo será tratado para retirar as impurezas, passando por peneiras, força centrífuga,pesagem e tratamento. Depois de tratado ele irá para fabricação de açúcar ou etanol.

Fluxograma do processo produtivo da cana


vai para as usinas






manual




mecânica



















2.2 Etapas do processo de fabricação do açúcar.

O caldo misto é um caldo impuro, sendo necessário passar por um processopara a retirada de sólidos em suspensão, a clarificação, sendo adicionados cal e enxofre para facilitar a floculação. Após a clarificação o caldo é aquecido a 107ºC e retido por aproximadamente 3 horas, tempo no qual ocorre a floculação e precipitação do material em suspensão que são retirados em forma de lodo, que ainda é filtrado para retirada da sacarose existente nele, resultando em mais caldofiltrado, caldo que retorna para novo tratamento, e torta de filtro; que é utilizada como adubo na lavoura. O caldo limpo (clarificado) é enviado para a evaporação em que resulta em um xarope ao qual é centrifugado e assim fica separado em melaço, que utilizamos na produção de etanol, na produção de ração de animais e levedura; e açúcar bruto, que logo após é secado e ensacado. Os tipos de açúcar...
tracking img