Canalização ecológica de esgoto a céu aberto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1094 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

introdução

O bairro visitado, Vila Paz, é o bairro mais próximo ao centro da cidade de São Luiz Gonzaga que se localiza na região noroeste do estado do Rio Grande do Sul. O bairro possui cerca de quinhentas residências das quais foram visitadas uma amostragem de cinqüenta casas, sendo que das quais apenas 10% possuem esgoto canalizado e o restante possui fossa noquintal.
Não existe um sistema de coleta seletiva, apenas catadores individuais que fazem essa coleta, mas não levam todo tipo de reciclável e sim apenas os de maior lucratividade como o alumínio, as garrafas pets e o papelão. A arborização não é feita de maneira planejada sendo que em diversas ruas a mesma é inexistente. A cidade não conta com uma estação de tratamento de esgoto, sendoque a maioria dos dejetos provenientes dos diversos estabelecimentos comerciais e prédios residenciais da cidade desembocam em uma nascente de água limpa que a partir da década de 70 se tornou poluída com a construção de um prédio comercial/residencial do setor publico de nossa cidade. Com a autorização do prefeito da época foi feito a canalização de todo o seu sistema de esgoto para desembocarjunto a nascente que brota a dois quarteirões da vila paz.

objetivo geral

O objetivo principal do presente projeto é buscar alternativas viáveis para a canalização do esgoto a céu aberto que corta toda a extensão do bairro, causando doenças e transtornos como: mau cheiro, proliferação de insetos e animais peçonhentos, alagamentos, etc.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Na visãode um projeto viável e que se aproxime do ecologicamente correto a sugestão é de uma canalização utilizando pneus em desuso que deverão ser coletados junto aos órgãos responsáveis pelo seu recolhimento após o descarte, seriam usados também lonas preta para auxiliar na vedação terra, areia e cascalho para diminuir a erosão e o aprofundamento da vala.
Porem antes da execução do projeto deveraser feito uma campanha de conscientização da população sobre a importância do uso da fossa séptica para auxiliar na filtragem dos dejetos antes de serem despejados na rede de esgoto, visto que não possuímos na cidade o tratamento adequado do esgoto antes do seu destino final, ou seja, os rios que nos cercam. Toda casa deveria ter um sistema de coleta de água proveniente do uso no banheiro como aágua do banho e da pia e até mesmo da chuva para o uso na lavagem de calçadas, banheiros, carros, etc.; pleitear junto à prefeitura e órgãos competentes o custeio total e parcial dessas fossas conforme o poder aquisitivo de cada família.

justificativa

O projeto é de extrema importância visto que é um problema de saúde pública um esgoto a céu aberto cruzando toda a extensão dacomunidade.
A nascente na qual desemboca os dejetos era de utilização publica até a década de 70, era ali que a maioria das famílias da comunidade lavavam suas roupas, pescavam para o consumo próprio, moradores mais antigos contam que os poços de água pura existentes nas propriedades perderam a sua utilidade devido a contaminação do lençol freático.
No local acima citado existia um poçopublico de onde era retirada a água para o consumo da população local, visto que, não existia na época água encanada e tratada. O qual deixou de existir devido a uma decisão equivocada do prefeito da época que autorizou um prédio publico a canalizar o seu esgoto diretamente dentro da nascente inutilizando suas águas e prejudicando uma comunidade inteira.
Portanto, pretende-se minimizar asconseqüências da poluição ambiental causada pelo esgoto a céu aberto, visto do ponto de vista econômico hoje seria praticamente impossível despoluir a nascente, pois seria necessário mudar toda a estrutura existente o que implicaria em muitos gastos, o que politicamente não interessa a nenhum governante, pois fica escondido em baixo da terra.

DEFINIÇÕES DE ATIVIDADES

Para executar o...
tracking img