canal panama

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5972 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de setembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso : Engenharia civil
Disciplina: Atividades práticas supervisionadas

Canal
Do
Panamá





Goiânia,05 de junho de 2013
Sumário























Introdução
. O Canal do Panamá está entre os maiores esforços da humanidade que vem contribuindo para o progresso do mundo. Este marco foi possível graças a força internacional, sobre a liderança dos EstadosUnidos. Pode-se notar assim a importância estratégica e econômica do canal, que contribui com o comércio mundial e com a economia dos países envolvidos.É um canal marítimo com 81 quilômetros de extensão1 91,5 metros de largura e 26 metros de profundidade. Sua travessia leva cerca de nove horas e o tráfego é intenso, passando a cada ano 14 mil embarcações, fluxo que representa quatro por cento docomércio marítimo mundial.
O canal começou a ser construído em 1880 e foi terminado em 1914. Os Estados Unidos e a China são os principais usuários do canal.2., corta o istmo do Panamá, ligando assim o Oceano Atlântico e o Oceano Pacífico, no Panamá. O canal é que considerado como um ponto importante para o comércio internacional devido a grande diminuição do percurso feito pelos navios, A população do país é formada por uma maioria de mestiços de índios e europeus. O setor econômico mais importante é o de serviços, que abrange as atividades financeiras e as rendas obtidas com a zona de livre-comércio de Colón, a exploração do canal e o registro de navios mercantes.
O presente trabalho é sobre o canal do panamá,são objetivos deste trabalho:a importância da obra , as etapas construtivassua localização ,operação ,expansão do canal, as tentativa francesa e estadunidense sobre o canal e como foi sua Inauguração e os benefícios que este canal marítimo trouxe para o comercio mundial,e seu funcionamento por  talvez ser a hidrovia mais importante do mundo, ligando através de 82 km de extensão os oceanos Atlântico e Pacífico.











O Canal do Panamá é talvez a hidroviamais importante do mundo, ligando através de 82 km de extensão os oceanos Atlântico e Pacífico. O canal foi inaugurado em 15 de agosto de 1914 e representou um trunfo estratégico e militar importantíssimo para os Estados Unidos, além de revolucionor os padrões de transporte marítimo na época.
Antes de sua construção, a rota mais rápida para se viajar de barco de Nova York à Califórnia era peloCabo Horn, no sul da América do Sul, uma rota longa e perigosa.
Desde sua inauguração, mais de 920 mil viagens foram completadas, com tempo médio de trânsito de 9 horas.

O funcionamento
Para que uma embarcação consiga atravessar os 82 km que separam os dois oceanos é necessário trafegar pelo ístmo do Panamá, a faixa de terra que liga a peninsula ao continente. Devido à topografia da região, énecessário "escalar" 26 metros até atingir o lago Gatún e em seguida, do outro lado, descer novamente até o nível do mar.
Para fazer esse trabalho são usadas as eclusas, diques que se enchem de água e permitem a descida e elevação de embarcações.
O Canal do panamá tem dois grupos de eclusas no lado do Pacífico e um no lado do Atlântico. No lado Atlântico, as portas de aço das eclusas triplas deGatún têm 21 m de altura e pesam 745 toneladas cada uma.
O lago Gatun, 26 metros acima do nível do mar, é alimentado pelo rio Chagres, onde foi construída uma barragem para a formação do lago.
A animação abaixo mostra o caminho que um navio faz para atingir o oceano Pacífico, desde sua entrada próximo à cidade de Cólon, do lado do Atlântico.
Ao entrar em uma das eclusas de Gatún a água ébombeada para dentro dos diques, que se enchem e elevam a embarcação até o lago Gatún, 26 metros acima.
O navio segue pelo lago até atingir as eclusas de Pedro Miguel, que se esvaziam até se igualarem ao nível do Lago Miraflores, 16.5 metros acima do nível do mar e 9.5 metros abaixo do nível anterior.
Dentro do lago Miraflores, a embarcação trafega até atingir as eclusas de Miraflores, que reduzem...