Canais ionicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1226 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADES OU PARTES DE ALMA
Aristóteles descreve a alma como um conjunto de capacidades ou faculdades.Algumas estariam presentes em todos os seres vivos, outras não. A alma nutritiva.A base fundamental da vida, para Aristóteles, é a capacidade de se nutrir,dela resultam o crescimento e o envelhecimento. Esse poder ou capacidade fundamental dos seres vivos é atribuído por Aristóteles a umafaculdade específica da alma:sua parte nutritiva 1). Todos os seres vivos (plantas, animais, homem) possuem pelo menos essa faculdade da alma; as plantas possuem apenas a alma nutritiva.Todos os seres vivos perfeitos (completos, não mutilados) e que não surgem por geração espontânea se reproduzem.A causa da reprodução é também a alma nutritiva, já que mesmo as plantas podem se reproduzir. A reproduçãose dá através de sementes (ou do sêmen), que é produzido por uma transformação dos alimentos. Assim, a reprodução também está associada à alma nutritiva ou vegetativa.A nutrição produz o crescimento dos seres vivos, que é ordenado, limitado, obedecendo a certas proporções e levando a certo resultado (a planta ou o animal adulto), se não houver nada que impeça esse desenvolvimento. É a alma quedirige esse crescimento, é ela que determina a estrutura de cada ser vivo. Há uma diferença fundamental entre o crescimento de um ser vivo e o “crescimento” do fogo. O fogo pode crescer sem limites, não tem uma estrutura determinada, seu tamanho depende do combustível existente, ele pode aumentar e diminuir de tamanho.Nesses aspectos, o “crescimento” do fogo é completamente diferente daquilo queocorre com um ser vivo, cujo crescimento é determinado pela alma, que lhe dá uma estrutura e um limite para o qual tende seu desenvolvimento. No caso dos seres inanimados (não-animados ou sem alma = αψυχα) todos os movimentos naturais são causados pelos elementos que os com-põem (água, fogo, etc.), ou seja, dependem apenas da matéria. No caso dos seres animados (com alma = εµψυχα), no entanto, omovimento é determinado por sua forma (ειδος), pela natureza (φυσις) de cada um, que é ua alma (ψυχη). Quando um animal ou planta se desenvolve, ele segue um plano determinado por sua própria natureza (physis). As influências externas podem impedir o desenvolvimento adequado de um ser vivo, mas não determinam sua estrutura. Essa causa interna que orienta o crescimento e o desenvolvimento de um servivo é a capacidade nutritiva de sua alma.
A ALMA SENSORIAL
Segundo Aristóteles, os animais se distinguem das plantas por possuírem percepção sensorial, independentemente de serem capazes de se deslocar ou não. O tato seria o sentido mais básico, comum a todos os animais (Aristóteles, De anima.As esponjas e alguns outros seres marinhos que passam sua vida no mesmo lugar, fixos em pedras, eramconsiderados pela maioria das pessoas como plantas. Aristóteles considerava que elas eram animais e que possuíam o sentido do tato. Diz-se que a esponja é sensível e, como prova dessa afirmação, dizem que se a esponja percebe que está sendo feita uma tentativa para arrancá-la do lugar onde está presa, ela se contrai e torna-se difícil extraí-la. Faz um movimento de contração semelhante quanto o climaestá tempestuoso ou ventoso, obviamente com o objetivo de se prender melhor. Algumas pessoas têm dúvidas sobre essa afirmação, como por exemplo as pessoas de Torone.Outros animais inferiores, como as ostras, também teriam apenas o tato.Outros teriam os demais sentidos, para os quais Aristóteles estabeleceu uma hierarquia, sendo a visão o mais elevado deles.
ALMA SENSORIAL E MOTRIZ
Ter sensaçõesimplica, para Aristóteles, na capacidade de reagir a elas.Para um ser vivo que não pudesse reagir, ter sensações seria totalmente inútil. Como a natureza não produz nada inútil (segundo Aristóteles), não podem existir animais (seres vivos com sensações) sem a capacidade de ter algum tipo de reação ou movimento. Dos animais, alguns possuem um maior número de sentidos, ou além da percepção...
tracking img