Canais de marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (276 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O conceito de canal

Canal de Marketing – Conjunto de organizações interdependentes envolvidas no processo de disponibilizar um produto para uso ou consumo. (Coughlan, 2002)
Nos dias atuais, omercado cada vez mais competitivo e heterogêneo, a maior disputa acirrada por espaço nos pontos de venda e o aumento da importância do canal web na disponibilização de produtos e serviços, têmforçado os profissionais de marketing a repensarem suas estratégias de distribuição eficazes e duradouras através dos canais de marketing para conseguir um melhor relacionamento e fidelização deseus clientes. Além disso, os esses profissionais devem também considerar características como dos clientes, do produto, dos intermediários, dos concorrentes, ambientais e organizacionais paraembasar suas escolhas dos canais de marketing adequados.
A partir do entendimento das necessidades dos clientes, seus motivos e decisões para escolha dos pontos de venda preferidos, é possível tomardecisões considerando os 4Cs – Consumidor, Custo, Comunicação, Conveniência.
Os principais critérios para a mudança de forma de um canal ou surgimento de outros canais são: a facilitação da busca,a discrepância de sortimento (diferenças entre oferta e demanda), a criação de rotinas de transações que minimizam custos e a redução do número de contatos.
Estratégias de distribuição:
-Distribuição Exclusiva: Um único revendedor tem direito de vender um produto dentro de uma área geográfica definida. Ex: Produtos com exclusividade e prestígio. Precificação maior.
- DistribuiçãoSeletiva: Vários revendedores têm direito de vender um produto em determinada região. Ex: vestuário, cosméticos, aparelhos eletrônicos. Itens com oportunidade de compra comparada e com importância nopós-venda.
- Distribuição Intensiva: Produto distribuído no maior número de distribuidores possíveis. Ex: produtos de conveniência (chicletes, refrigerantes). Não tem muito controle sobre...
tracking img