Canada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6039 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Dos esquimós à prosperidade

Situado no extremo norte do continente americano, o Canadá é um país que nasceu sob as sombras dos Estados Unidos, Inglaterra e França. Seu território foi ponte de migrações pré-históricas e hoje abriga um país moderno e próspero.

A PRÉ-HISTÓRIA

De acordo com estudos arqueológicos, estima-se que as primeiras migrações que povoaram a América percorreram oterritório canadense há 26.500 anos. Os primeiros habitantes da região pertenciam a diversos povos da Sibéria que chegaram ao Canadá através do Estreito de Bering, e pouco depois, chegaram os últimos povos Inuit (esquimós) provenientes da Ásia.

Atualmente é possível encontrar na região Ártica, os habitantes esquimós que há milhares de anos habitam as eternas geleiras do Pólo Sul.

DESCOBRIMENTODAS TERRAS CANADENSES: INGLESES E FRANCESES

A colonização européia do Canadá começou a partir do ano 1.000, quando uma expedição viking comandada por Leif Eriksson estabeleceu uma colônia Leifbundir em L’Anse aux Meadous, na ilha de Terra Nova, a qual batizou como “Vinland” ou terra das videiras. A colônia foi abandonada pouco tempo depois, devido a hostilidade dos nativos e ausência deestímulos comerciais.

Foi então que, enquanto buscavam um novo caminho para alcançar o Oriente, exploradores franceses e ingleses percorreram as águas da América do Norte. Eles construíram um importante número de postos. Os franceses ao longo do Rio Lawrence, Great Lakes e Mississippi e os ingleses ao redor de Hudson Bay e ao longo do litoral Atlântico. Em 1497, o Canadá foi explorado pelo italiano JoãoGaboto durante uma missão da Coroa Inglesa e em 1534 pelo explorador francês Jacques Cartier, que também percorreu o litoral canadense. As tres viagens de Cartier tiveram como objetivo principal encontrar uma nova rota para Cathay, navegando rumo ao ocidente. Cartier fracassou em seu objetivo porém, já na segunda vigem, distinguiu-se como o primeiro explorador do Canadá a subir o rio São Lourençoaté o posto de Montreal.

Na terceira expedição, Cartier preparou-se ante a necessidade de colonizar o território, levando consigo vinte trabalhadores de confiança. Apesar de ser a primeira tentativa de colonização, a empreitada durou pouco: a decepção de não encontrar um caminho para a China nem jazidas de ouro, limitou a investida e desencorajou a tentativa colonialista. A partir de então eaté o final do século XVI, somente pescadores e traficantes de peles se aventurariam novamente por aquelas terras distantes.
Os primeiros assentamentos permanentes em território canadense foram Port Royal e Quebec, fundados pelo francês Samuel de Champlin em 1605 e 1608, respectivamente. Durante o século XVII, os franceses tiveram que enfrentar o ataque das tribos iroquesas cobiçadas por inglesese holandeses, que desejavam enfraquecer a presença gala no Canadá e dominar o comércio de peles na região.

A COLONIZAÇÃO: DISPUTA ENTRE DUAS COROAS

Em 1610, os britânicos fundaram uma série de assentamentos em Terra Nova e começaram o processo de colonização em direção ao sul. Entre 1689 e 1763, os franceses e os ingleses enfrentaram-se pelo controle dos territórios na América do Norte. Aassinatura do Tratado de Paris em 1763, pôs fim à Guerra dos Sete Anos entre a França e Inglaterra obrigou os primeiros a ceder as terras do Canadá. Mas a transição da colônia não foi isenta de problemas e tensões com os novos governantes. Em 1774, a Coroa Inglesa teve que dar um estatuto especial à comunidade de Quebec que lhes permitisse praticar a fé católica e conservar seu idioma original.A partir da independência dos Estados Unidos, o Canadá recebeu uns 50.000 ingleses que migraram para a nova nação e que em 1812 foram a base principal das forças armadas britânicas quando ocorreu a Guerra Anglo Norte Americana. Através de tratados com as tribos aborígenes, os colonos estabeleceram-se principalmente na região hoje conhecida como Ontário.

A influência da revolução norte...
tracking img